sexta-feira, janeiro 4

DAF implementa nova Requisição para Viagem Administrativa e/ou Campo

Empregados do Escritório do Rio de Janeiro foram capacitados para solicitação da RAC no SEI
Com o objetivo de simplificar o processo de requisições e comprovações de diárias, adiantamentos e passagens, a Diretoria de Administração e Finanças (DAF) disponibilizou no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) a nova Requisição para Viagem Administrativa e/ou Campo (RAC). 


O chefe da DIPATI, Leonardo Siqueira,
durante apresentação do treinamento
Segundo Leonardo Siqueira, chefe da Divisão de Patrimônio (DIPATI), e um dos idealizadores deste novo procedimento, a RAC incentiva o planejamento organizacional das viagens. Outras melhorias também podem ser destacadas, como maior transparência e padronização, pois ela atende às premissas de Governança e Compliance; a possibilidade de realização de cronograma de viagens por intermédio de um único documento; e ainda a flexibilidade e facilidade, haja vista a opção de juntar viagens administrativas e de campo em um único processo, podendo assim atender a diversos projetos.

Um tutorial em formato PDF foi produzido para dar suporte aos empregados durante o preenchimento da nova requisição no SEI, que substitui as antigas RAD e RDP. Além disso, treinamentos foram ministrados em dezembro, no Escritório do Rio de Janeiro da CPRM. Participaram da capacitação cerca de 50 empregados de diversas áreas da empresa, entre elas LAMIN (Laboratório de Análises Minerais) e Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). 

Jesiane Gomes, secretária da DHT, recebeu essa mudança de forma positiva. “Será um caminho de adaptação, mas acho que vamos otimizar nosso tempo. Fico feliz! É importante essa troca, que aconteceu no treinamento, esse papo com os usuários. Considero bacana eles estarem abertos porque nós secretárias fazemos as requisições”, destacou. 

Ciro Messias, Carlos Alexandre Modesto e Leonardo Siqueira
ministram a capacitação e instruíram os participantes
“O treinamento foi ótimo. Houve bastante participação e os debates culminaram em melhorias no processo piloto. Os participantes entenderam a RAC como facilitadora do processo de solicitação de viagens pela CPRM. Acredito que esta iniciativa gerará maior agilidade, redução de custos com papel, padronização e incentivo à cultura de planejamento organizacional”, acrescentou Siqueira.

De acordo com Ciro Messias, gestor do Serviço de Viagens e Passagens (SEVIPA), a implementação da RAC é de fundamental importância para a racionalização do processo. “Com a adoção do SEI para solicitações de viagens, eliminamos a dependência do documento físico, evitam-se os extravios, o trâmite se torna muito mais ágil e possibilita ao usuário acompanhar em tempo real o andamento de seu processo. Além disso, unifica os canais por onde o SEVIPA recebe suas demandas, o que facilita a gestão das emissões. Com a adoção dessas novas ferramentas, temos a ideia de estimular o planejamento de forma a otimizar a utilização dos recursos da CPRM”, afirmou.

Baixe o tutorial em pdf, clique aqui! 

Texto e Fotos: Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
pedro.pereira@cprm.gov.br 
(21) 2295-4641