sexta-feira, janeiro 4

Projeto da CPRM recicla mais de 3,5 toneladas de materiais inservíveis

A primeira remessa dos inservíveis de informática foi doada no dia 14/11.
Incluía teclados, mouses, e computadores antigos
O Escritório do Rio de Janeiro da CPRM (ERJ) fez doações de mais de 3,5 toneladas de material reciclável à Cooperativa Popular de Reciclagem e Serviços das Mulheres da Baixada (Coomub), localizada em Mesquita, na Baixada Fluminense. A ação, que foi dividida em duas partes e já tem uma terceira prevista, faz parte de um conjunto de iniciativas do Grupo de Trabalho de Prevenção a Incêndios do ERJ.

A primeira remessa de doações saiu em 1° de novembro, quando mais de uma tonelada e meia de materiais (entre papel, papelão, metal, vidro e cadeiras inutilizáveis) foi encaminhada à cooperativa. A segunda leva de materiais, encaminhada em 14 de novembro, era composta de mais de duas toneladas de inservíveis de informática não considerados como bens de capital (teclados e mouses), papeis e alguns computadores de um antigo convênio da CPRM.

Os descartes passaram por um procedimento padrão de segurança. Os trabalhos são feitos por lotes, onde os elementos são pesados e contados. Os materiais são acondicionados nos galpões de coleta seletiva (que são cobertos e ficam trancados) durante a triagem. Uma grande preocupação é retirar os materiais do prédio de forma segura e ambientalmente correta.

A coordenadora da Comissão Nacional de Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária, Ana Paula Petito, responsável pelo descarte dos materiais, acredita que as medidas são fundamentais para o bom funcionamento da empresa. Isso porque os descartes promovem a limpeza, a organização e a otimização dos espaços da empresa. “Além do descarte ambientalmente correto, a ERJ está diminuindo o potencial de incêndios e trabalhando a questão social, visto que os cooperados tiram renda a partir dos resíduos”, afirma a profissional.

As doações atendem o Decreto 9.373 de maio de 2018, que define que órgãos da Administração Pública Federal devem dar prioridade ao destinamento dos bens inservíveis a cooperativas de reciclagem de material. O próximo descarte programado é o dos inservíveis de informática com bem de capital. Os objetos estão passando pelo processo de desfazimento, baixa no sistema e autorizações.

Em parceria com o SSO, a ASSCOM produziu diversos informativos para circulação interna
Outras atividades de prevenção previstas pelo grupo são o projeto de incêndio, já aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e com sua implementação em andamento, a recuperação de hidrantes e mangueiras, a implementação de um política de treinamentos mais rigorosa, e a contratação de brigada profissional em prevenção de incêndios para o ERJ.

Filliphi da Costa 
Assessoria de Comunicação 
asscomdf@cprm.gov.br
Serviço Geológico do Brasil - CPRM