sexta-feira, outubro 19

Você conhece a versão animada da cartilha Comunidade Mais Segura?


O que são desastres naturais? Como identificar situações de risco de deslizamento de terra ou inundações? O que fazer em caso de perigo ou durante períodos de chuvas intensas ou prolongadas? Essas e outras perguntas são respondidas na cartilha “Comunidade Mais Segura”. E, uma novidade este ano: ela ganhou uma versão animada! Bateu aquela curiosidade? Clique aqui para assistir ao vídeo!

O material foi lançado pela CPRM em formato de livreto em 2012 e foi durante o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, em agosto de 2018, que suas páginas ganharam vida a partir de uma animação que contou com a narração da jornalista Carla Vilhena.

A chefe de Divisão de Relações Institucionais da CPRM, Denise de Assis, caracteriza a cartilha como “um material importante para a educação da sociedade e para a prevenção de riscos”. Denise esteve ao lado do assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Jorge Pimentel, na realização deste projeto que durou dois anos.

Para eles, a ideia de criar uma animação a partir da cartilha foi um sonho que se tornou realidade. “Era uma necessidade transformar a cartilha tradicional, que tem alcance limitado, em um vídeo que pode ser transmitido por diversos meios para as crianças: nas escolas, em eventos, parques... É missão do Serviço Geológico do Brasil, ensinar as crianças. Eu estou muito satisfeito”, declara Pimentel.

Idealizadores do projeto, Denise de Assis e Jorge Pimentel,
acompanhados da jornalista Carla Vilhena, que narrou a animação

A jornalista Carla Vilhena, que também participou do projeto narrando a animação, também destaca o caráter educativo da cartilha: “Durante toda a minha vida de repórter sempre estive próxima às tragédias naturais que, em grande parte, são provocadas pela ação do homem. Vi de perto muita gente que perdeu parentes em tragédias que poderiam ser evitadas. Quando vi a possibilidade de ensinar crianças sobre estes perigos, até para que elas possam ensinar os pais, senti que este era um trabalho que pode melhorar o Brasil”.

O diretor Antônio Carlos Bacelar homenageia
a jornalista Carla Vilhena
O Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Antônio Carlos Bacelar, reitera que o objetivo da cartilha é contribuir para a preservação da vida e que o intuito agora é divulgá-la por todo o território nacional. “Esta cartilha é uma ação preventiva e educativa. Ela contribui diretamente para a preservação do meio ambiente. Nós, do Serviço Geológico do Brasil, estamos com esta ação buscando melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro”, afirma.

Você também pode acessar a cartilha em formato de livreto clicando aqui! 





Ix Chel de Carvalho
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400