segunda-feira, outubro 22

Cartilha Comunidade Mais Segura é apresentada em ciclo de palestras que aborda aplicabilidade da Geologia nas ações de Defesa Civil

Participantes do evento
Em comemoração à Semana Nacional de Redução de Desastres, um ciclo de palestras foi promovido na Universidade Federal de Sergipe (UFS) durante o dia 11 de outubro para destacar a aplicabilidade da Geologia nas atividades de Defesa Civil. Técnicos do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Inclusão Social (DEPEC/SEIDH), da Secretaria da Defesa Social e Cidadania de Aracaju (SEMDEC) e da COHIDRO trocaram experiências com os professores convidados da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com os estudantes de Geologia presentes no encontro.
O objetivo do ciclo de palestras foi promover uma cultura preventiva capaz de otimizar as ações da Defesa Civil por meio da aplicação de conhecimentos de geologia. O Secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Dr. Luis Fernando Almeida, afirma que essa união “favorece a construção de estratégias ainda mais consistentes para a segurança da população”. Entre as temáticas abordadas no encontro, destacam-se o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, locação de poços de combate à seca, compreensão da dinâmica costeira e dos rios, prevenção contra erosões e inundações, mapeamento de áreas de risco e o geoprocessamento na gestão das ações da Defesa Civil.

Participante folheia cartilha Comunidade Mais Segura,
que foi distribuída aos presentes durante as palestras
Para ilustrar de forma didática o funcionamento desses fenômenos, foi transmitida aos presentes a animação da cartilha Comunidade Mais Segura, material produzido pela CPRM. A chefa da Divisão de Relações Institucionais do Serviço Geológico do Brasil, Denise de Assis, afirma que a cartilha foi desenvolvida para servir como instrumento educativo no combate à prevenção de riscos: “O perfil didático da cartilha serve justamente para instruir a população diante situações de perigo. Apresentá-la neste encontro é mostrar a importância da educação ambiental para conscientizar as pessoas que podemos evitar e reduzir riscos, assim como auxiliar na instrução de como devemos nos comportar nessas situações”.

Assis também destaca a importância de aliar o conhecimento de geologia às ações da Defesa Civil: “Essa cartilha também fundamenta a ação da Defesa Civil, que é de assistência. Porque, conhecendo o solo, conhecendo a geologia nesse viés de redução de risco, ela pode auxiliar os profissionais sobre como proceder no momento de um salvamento, por exemplo”.

Ten. Cel. Alexandre José destaca a importância da cartilha
Comunidade Mais Segura para a prevenção de riscos
Durante o evento, foram entregues CDs técnicos sobre movimentos de massa e inundações e disponibilizado o link para baixar a animação da cartilha Comunidade Mais Segura, que também foi distribuída aos presentes em formato de livreto. O diretor da Defesa Civil de Sergipe, Ten. Cel. Alexandre José, afirma que, com isso, mais pessoas podem ter acesso ao material, visto que “agora todos os participantes do evento certamente serão multiplicadores dos conhecimentos que compartilhamos aqui”. José destaca também a parceria feita pelos órgãos públicos e a Universidade Federal. “Esse evento é uma forma de aproximar o poder público da comunidade científica e dos acadêmicos, de modo que possamos produzir conhecimento e fazer essa troca salutar”, diz.

O coordenador geral da Defesa Civil Municipal, Major Silvio Prado, também comentou sobre a relevância do evento. “Estamos dando ênfase, este ano, à parte de Geologia, que nada mais é do que tratar dos desgastes naturais causados pela erosão, pelos efeitos químicos e físicos, como também à parte relacionada ao homem, que agride o meio ambiente e facilita a ocorrência de desastres”, informa.  O professor do departamento de geologia da UFS, Walter Folly, parabeniza a iniciativa: “A importância é muito grande, visto que essa área da geologia, de prevenção a desastres naturais, é uma área ainda pouco explorada. Do ponto de vista de mercado de trabalho para os estudantes de geologia, essa parceria da Defesa Civil com a universidade vem a abrir uma nova possibilidade de trabalho para o estudante”, afirma.

A Semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída pelo Decreto de 26 de setembro de 2005, sendo comemorada na segunda semana de outubro de cada ano. A Semana é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparatória.

Quer ter acesso ao material da cartilha você também? Clicando aqui você pode ver a animação da cartilha e clicando aqui é possível encontrá-la no formato de livreto em PDF.

Ix Chel de Carvalho
Fotos: Defesa Civil de Sergipe
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400