quinta-feira, outubro 18

Risco e desastres naturais são temas de curso em Vitória, Espírito Santo

O curso ministrado em Vitória trouxe conhecimento prático e teórico sobre processos geológicos, hidrológicos e áreas de risco.


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/ES), órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), realizou mais uma edição do curso básico de percepção e mapeamento de risco geológico e hidrológico. O curso de 40 horas foi ministrado no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP) entre os dias 24 e 28 de setembro, na capital Vitória.

Agentes municipais de Defesa e Proteção Civil do estado e outros profissionais receberam treinamento teórico e prático sobre processos geológicos, hidrológicos e sobre geração de áreas de risco com uma visita técnica nas cidades de Cariacica e Vila Velha.

Nesta edição do curso, os palestrantes e instrutores foram o geólogo João Luiz Matta de Souza, da Superintendência Regional de Salvador, o geólogo Heródoto Goes e a geógrafa Michele Santana, todos da Superintendência Regional de Belo Horizonte. O curso ainda contou com palestras de especialistas em dinâmica e erosão costeira do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

Agentes municipais de Defesa e Proteção Civil
do estado e outros profissionais receberam treinamento.
Dividido em módulos, transmite aos participantes noções básicas de como reconhecer e mapear áreas de risco geológico. E inclui informações teóricas e práticas relacionadas aos principais processos geológicos causadores de desastres naturais no Brasil, como onde eles ocorrem, sua relação com as intervenções humanas e quais são os indícios a serem observados em campo para sua identificação. Ademais, são transmitidas informações de como acessar, ler e utilizar os trabalhos do Serviço Geológico do Brasil voltados à prevenção de desastres naturais.

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400