quinta-feira, outubro 18

Journal of the Geological Survey of Brazil adere ao Creative Commons


A  organização permite a distribuição, o compartilhamento e o uso do conhecimento por meio de instrumentos jurídicos gratuitos.
O Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB) passa a utilizar a licença internacional CC BY (atribuição 4.0) da Creative Commons.

Creative Commons é uma organização internacional sem fins lucrativos, com representação no Brasil, que permite a distribuição, compartilhamento e uso do conhecimento por meio de instrumentos jurídicos gratuitos.

As licenças CC de direitos autorais fornecem uma maneira simples e padronizada para dar ao público permissão para compartilhar e utilizar os artigos publicados no JGSB sob condições de sua escolha. As licenças CC permitem alterar facilmente os seus termos de direitos autorais do padrão de “todos os direitos reservados” para “alguns direitos reservados”.

As licenças Creative Commons não são contrárias aos direitos de autor. São uma modernização que funciona complementarmente aos direitos autorais e permite que seus termos de direitos autorais sejam modificados para melhor atender às necessidades do usuário.

“Com isso, autores que publicam artigos no JGSB mantém os direitos sobre a publicação e dela podem usufruir de acordo com suas necessidades, podendo distribuir cópias dos artigos livremente e armazená-los em outros sítios imediatamente após a publicação no portal do JGSB”, explica Evandro Klein, editor do JGSB.

Visite o Journal of the Geological Survey of Brazil em: https://jgsb.cprm.gov.br/index.php/journal/index

Warley Pereira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400