sexta-feira, outubro 19

Carlos Oití Berbert assume Ouvidoria do Serviço Geológico do Brasil

Oití teve atuação importante na história da CPRM. Agora será Ouvidor da instuição para dialogar com a sociedade

Formado em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1963, com pós-graduação pela mesma Universidade e especilização nos Estados Unidos e Canadá, Carlos Oití Berbert começou sua carreria profissional trabalhando na Petrobras e ICOMI.  Também foi professor na Universidade Federal  do Pará (UFPA) e  na Universidade Católica de Goiás (UCG).

Em 1967 trabalhou  para o  Departamento Nacional de Produção Mineral,  do qual foi diretor de Geologia e Mineralogia entre 1982 e 1990.  Entre  1990  e 1999  foi diretor-presidente da CPRM. À frente da instituição, com  o apoio da Diretoria Executiva,  empregados e Conae,   liderou os  esforços  para a mudar a lei de criação da CPRM  e torná-la uma empresa pública,  com atribuições de Serviço Geológico do Brasil. Durante sua gestão introduziu o conceito de geologia social nos projetos da empresa.

Oití foi coordenador-geral das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. Possui larga experiência nas áreas de Geociências, com ênfase em Geologia e Prospecção Mineral e em Política e Gestão de CT&I, onde vem atuando mais diretamente  desde o início de 1999, quando foi assessor técnico da Presidência do CNPq e coordenador-geral dos institutos de ciências do MCT.

Participou de várias Comissões e Comitês Nacionais e Internacionais, como, por exemplo, o “International Geological Congress - IGCC"( de 2000 a 2012) do "International Year of Planet Earth- IYPE" (2007- 2010) e o ITV Instituto Tecnológico da VALE, do qual é Conselheiro. Foi Vice-Presidente da Comissão da Carta Geológica do Mundo para a América do Sul durante  dez  anos e ajudou a criar o Programa Antártico Brasileiro (1984), do qual foi relator para a Área de Ciências da Terra durante dez anos.

É relator de Geociências do GAAm – Grupo de Avaliação Ambiental do PROANTAR e Conselheiro da “Revista Brasil Mineral” desde 1994. Conhece os principiais depósitos minerais de Zâmbia, África do Sul, Angola, Canadá, EUA e Brasil. Trabalhou  sete  anos na Amazônia, em particular no Amapá e nas Bacias do Rio Tapajós/Sucunduri,  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins  e Rondônia.

Entre  2012 e 2017 atuou  como consultor e coordenador-geral de Geologia no Plano Nacional de Geologia de Angola – (PLANAGEO), do qual  foi um dos elaboradores. Tem os títulos de Cavaleiro pela Marinha do Brasil e Comendador pela Sociedade Brasileira de Cartografia, além do Prêmio “Pandiá Calógeras” da Sociedade Brasileira de Geologia e do Diploma de “Mérito Mineral” do Ministério de Minas e Energia.

Oití foi indicado pelo Conselho de Administração da CPRM para substituir a jornalista Cinara Santos, que teve papel fundamental na criação da Ouvidoria.

Warley Pereira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400