sexta-feira, outubro 19

Pesquisador do Serviço Geológico do Brasil apresenta pesquisa de doutorado sobre fosfato sedimentar

Leandro Guimarães ministra palestra na Superintendência de Belo Horizonte.
Com o objetivo de disseminar o conhecimento geocientífico, o geólogo Leandro Guimarães, da divisão de geoquímica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), ministrou, para  os pesquisadores da superintendência de Belo Horizonte, a palestra Fosfato Sedimentar: Geologia, sistemas naturais e implicações globais.

A palestra contou com a participação de professores
de universidades e profissionais da iniciativa Privada.
O geólogo, que atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado na Queen’s University, em Kingston no Canadá, abordou temas como a gênese dos depósitos de fosfato sedimentar, sua distribuição mundial e a relação com as principais glaciações. A palestra contou com a participação do corpo técnico da Gerência de Geologia e Recursos Minerais da SUREG-BH, de professores e estudantes da UFOP e UniBH, além de diversos profissionais da iniciativa privada.

Cassiano Castro, chefe da Divisão de Geoquímica, ressalta que ações como esta dão retorno à sociedade através da disseminação do conhecimento geológico adquirido pelos pesquisadores da CPRM em programas de pós-graduação no exterior e no Brasil. A apresentação da palestra foi gravada e será disponibilizada em breve no canal do YouTube da CPRM.

Fosfato Sedimentar- Em termos mundiais, a rocha fosfática é a única fonte de fósforo viável, estando contida nos depósitos de origens sedimentares (em torno de 85% da oferta mundial), ígneas (próximo de 15%) e biogenéticas. Os depósitos sedimentares e os de origem ígnea são os mais importantes do ponto de vista econômico. Já os depósitos biogenéticos são concentrações orgânicas nitrogenadas, originadas pelos dejetos de aves, constituindo menor importância econômica.

Em um trecho de sua apresentação, Leandro Guimarães
mostra no mapa as minas de fosforito e sua localização no mundo.
Para visualizar a apresentação, clique aqui.

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400