terça-feira, outubro 16

Partilha de experiências e conhecimentos marcam o Integra CPRM no Rio de Janeiro

Salão Nobre recebeu público para o Integra CPRM
Promover uma cultura de integração e diálogo contínuo foram os objetivos da 2ª edição do Integra CPRM que reuniu os funcionários do escritório do Rio de Janeiro na última terça-feira (09). A programação contou com apresentações de projetos desenvolvidos por diversos setores da empresa, além de debates sobre temas como saúde e bem-estar no trabalho.

“O Integra tem mobilizado as unidades regionais e fortalecido o diálogo e o debate interno. É a oportunidade de conhecer um pouco mais as iniciativas importantes que estamos realizando como os produtos da DGM, a transformação digital promovida pela DIG e o trabalho realizado pela DAF”, ressaltou o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Conalgo, durante o discurso de abertura.
 

Mesa diretiva durante a abertura do evento
A primeira palestra do dia mostrou as atividades elaboradas pelo Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID). Dentre elas, Valter Barradas, chefe do departamento, citou a participação ativa da CPRM no 49º Fórum Brasileiro de Geologia, que incluiu o lançamento da Cartilha “Comunidade Mais Segura”, a inauguração do estande no evento e a exposição “Explorando o Planeta” do Museu de Ciências da Terra (MCTer).

A gestora do MCTer, Nathalia Roitberg, também participou da apresentação, onde exibiu dados sobre a história do museu e sobre o planejamento para os próximos anos. De acordo com ela, foi graças a uma parceria entre a CPRM, Petrobrás e Agência Nacional das Águas (ANA) que o museu vai conseguir passar por uma revitalização e expansão completa. Por fim, um vídeo que mostra um pouco da trajetória do museu foi divulgado.


O funcionamento do Banco de Dados CPRM-SGB também foi tema do Integra CPRM. O chefe da Divisão de Editoração Geral (DIEDIG), Ricardo Motta, mostrou o funcionamento do banco que reúne imagens utilizadas em trabalhos e publicações da empresa, que futuramente vão estar disponíveis ao acesso dos funcionários. “A ferramenta será disponibilizada em ambiente WEB. O empregado irá informar o termo a ser pesquisado e o sistema irá apresentar as imagens que contenham relação com esse termo. Ele poderá visualizar a lista das imagens com algumas informações referentes a cada uma”, explicou Motta.

Os produtos lançados pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) também foram apresentados. A pesquisadora Lêda Maria comentou sobre a relevância dos mapas geológicos produzidos pela CPRM. “Nós produzimos mapas com um foco muito forte nos recursos minerais. A função de um mapa geológico estadual é mostrar para a sociedade onde estão as rochas mais propícias para encontrar, por exemplo, ouro ou chumbo”, conta a pesquisadora.
    

Exibição da animação da cartilha "Comunidade mais Segura"
Houve também a exibição da cartilha “Comunidade mais Segura”, lançada em agosto deste ano no 49º Fórum Brasileiro de Geologia. A chefe da Divisão de Relações Institucionais (DIREIN), Denise de Assis, representou o assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial Jorge Pimentel e foi responsável por explicar o projeto e toda sua elaboração que durou cerca de dois anos. 



O chefe do departamento de Informações Institucionais (DEINF), Edgar Shinzato, abordou ainda a temática de transformações digitais que estão sendo implementadas na empresa. Aplicativos de campo, story maps e painéis de controle são algumas das ferramentas que podem auxiliar na melhoria do dia-a-dia dos profissionais. Ele mostrou também um pouco dos avanços já conquistados, como o uso de drones para detalhamentos de áreas.

O diretor da DAF, Juliano Oliveira, palestrou sobre a implantação do Regulamento de Licitações e Contratos que estabelece diretrizes e procedimentos para a aquisição de bens ou contratação de serviços e de obras. Palmiro Capone e Luzia Rodrigues, do Comitê de Governança, Riscos e Controles Internos (CGRC), falaram ainda sobre as práticas de governança e o processo de gerenciamento de riscos.

O Comitê Pró-Equidade da CPRM lançou no Integra Rio a Cartilha de Prevenção ao Assédio. O documento aborda os diversos aspectos relacionados ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Com a presença da coordenadora geral do COGEMMEV (Comitê Permanente de Gênero Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas), Márcia Figueredo, o foco do lançamento foi divulgar a cartilha para a comunidade interna. “Abrir as portas para a discussão sobre equidade de gênero é uma questão estratégica para qualquer empresa”, conta a coordenadora.


Trazendo para o debate questões sobre vida saudável, o médico do trabalho Welmer Carneiro estimulou a prática de exercícios físicos e a alimentação correta. O vídeo de Geologia Médica, desenvolvido pelo pesquisador em geociências Dario Dias Peixoto, também foi exibido.  



Coral da CPRM completou 30 anos de existência em 2018

O ponto alto do evento foi a homenagem aos empregados que estão se desligando da empresa através do Programa de Desligamento Incentivado e de Sucessão Programada (PDISP). Cerca de 20 pessoas que dedicaram de 30 a 40 anos à CPRM receberam uma placa agradecendo todos os anos de contribuição. 

Estiveram presentes também o diretor de hidrologia e gestão territorial Antônio Carlos Bacelar e o chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID), Valter Barradas.


Como encerramento, o Coral da CPRM apresentou músicas da MPB. O repertório incluiu o clássico de Luiz Gonzaga, Sabiá, que animou todos os presentes. O Coral, que completou 30 anos, contou com a participação do maestro Mário Assef e de empregados e ex-empregados.
Cibele Pixinine Batista
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400