quarta-feira, outubro 17

Reunião técnica debate Direito Autoral em Dados e Publicações na CPRM


Participaram da reunião empregados da Embrapa Solos e CPRM


Empregados do Departamento de Informações Institucionais (DEINF) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) se reuniram com pesquisadores da Embrapa Solos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no dia 10 de outubro deste ano, com o objetivo de discutir ações de direito autoral em dados geoespaciais e em publicações

A pesquisadora da Embrapa Elaine Fidalgo realizou uma apresentação sobre direitos autorais e dados abertos de pesquisa. A Embrapa já aderiu à licença Creative Commons em suas bases de dados. O uso de licenças Creative Commons é uma forma simples de gerenciar os termos de direito autoral no que se refere ao uso da informação. As licenças permitem que um dado ou uma publicação possam ser compartilhados e reutilizados em termos flexíveis e juridicamente seguros.

Regina Laforet colaboradora da Embrapa explicou que o termo de cessão de direitos autorais é coletado para cada obra publicada na instituição.

“A reunião foi o início de uma parceria entre as organizações para aperfeiçoamentos sobre a gestão da informação científica não somente sobre direitos autorais, mas todas as ações que envolvem a produção e disponibilização de dados e publicações”, destacou Roberta Silva chefe da Divisão de Documentação Técnica (DIDOTE).

Estiveram presentes ainda na reunião o chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID) Valter Barradas e o chefe da Divisão de Editoração Geral (DIEDIG) Ricardo Motta.

Pedro Henrique Santos
Colaboração: Roberta Silva
Foto: Arquivo pessoal DEINF
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400