terça-feira, outubro 16

Gestão integrada das águas é tema de seminário em Montes Claros, MG

Rio Verde Grande (foto: CBH- Verde Grande)


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), estará no município de Montes Claros, norte de Minas Gerais, no dia 19 de outubro para promover o I Seminário sobre os estudos para a implementação da gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas na sub-bacia do Rio Verde, afluente da margem direita do rio São Francisco.

A coordenadora técnica do projeto na bacia do rio Verde Grande, Maria Antonieta Mourão, fala sobre a importância do trabalho na região. "Estes estudos vão gerar informações necessárias para a implantação da gestão integrada, considerando a premissa de sustentabilidade, conservação e eficiência na alocação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos", ressalta Antonieta

Mapa mostra áreas que serão estudadas
Serão debatidos no seminário as diretrizes traçadas e as atividades relacionadas às investigações para o meio físico, como por exemplo a determinação do volume disponível de águas subterrâneas; para o meio biológico, como os tipos de coberturas vegetais e para o meio socioeconômico, como o uso e ocupação do solo e utilização da água pelos diversos setores.

A cidade de Montes Claros, por ser o principal poço regional, influencia fortemente, sua área geográfica, a demografia da bacia do Verde Grande. As atividades iniciais associadas aos estudos compreendem o cadastramento de pontos de água superficiais e subterrâneos que envolvem captação ou que sejam de interesse para compreensão dos aspectos hídricos na região tais como sumidouros (pontos em que um curso d'água superficial penetra no solo) ou nascentes.

Para realizar esse levantamento, a participação da comunidade e das instituições de pesquisas locais é fundamental para traçar um panorama do uso atual da água e do volume já comprometido com as demandas, bem como conhecer a dinâmica hídrica.

A participação no evento é gratuita, sendo necessário enviar um e-mail de confirmação para o e-mail eventos.cerimonial@cprm.gov.br. O Seminário terá início às 09h.