quinta-feira, outubro 25

ANA, CPRM e USGS promovem o Programa de Revisão Técnica na Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência em São Paulo


Equipe ANA, CPRM e USGS na estação Queluz – rio Paraíba do Sul

No âmbito do Memorando de Entendimento (MOU), firmado entre as três instituições, foi realizado o Programa de Revisão Técnica com o objetivo de definir os procedimentos e ferramentas de suporte e gerenciamento das atividades de campo e escritório para assegurar a qualidade dos dados gerados na Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR).

O evento ocorreu na Superintendência Regional de São Paulo (SUREG/SP), teve duração de nove dias e reuniu cerca de 20 pessoas, dentre elas dois cientistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), quatro servidores da Agência Nacional de Águas (ANA), além de técnicos e pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de São Paulo, do Departamento de Hidrologia (DEHID), de Manaus, de Porto Alegre e de Teresina.

Equipe ANA, CPRM e USGS na estação Ponte do Souza
Eles realizaram atividades de escritório, campo e avaliaram os processos que envolvem a operação da RHNR, estabelecendo padrões para as técnicas de serviço da Rede. Como parte da programação, a unidade de São Paulo apresentou seu fluxo de dados, que inclui desde sua coleta no campo até a disponibilização à ANA. Além da preparação para o campo, calibração de equipamentos e visita a duas estações localizadas na bacia do rio Paraíba do Sul.

Houve uma dinâmica de grupo para fazer a relação dos principais temas que devem ser abordados na revisão técnica, dentre eles: instrumentação, segurança do trabalho, documentação da estação, fluxo e banco de dados, formação técnica, comunicação e aplicação da marca da RHNR, avaliação de desempenho, operação das estações, operação de PCDs e manuais técnicos de nivelamento, perfil transversal e medição de vazão.

Essas propostas constituem uma forma de auditoria técnica e serão replicadas no próximo ano para as Unidades Operacionais de Manaus, Porto Alegre e Teresina. Elas abrem espaço para que seja realizada uma atualização e padronização de normas e procedimentos técnicos em hidrologia, tarefa que está sendo planejada entre a ANA e a CPRM.

Presente no encerramento do encontro, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Carlos Bacelar, comentou a importância dessa parceria para promover uma integração das águas superficiais e subterrâneas, destacando, ainda, os desafios que as novas gerações de técnicos e pesquisadores enfrentam na tarefa de garantir um dado hidrológico qualificado para atender a sociedade.

Peixinho homenageado pelos colegas do USGS
Homenagem – cientistas do USGS Shaun Wicklein e Russ Lotspeich entregaram uma placa, em nome dos amigos e colegas do Serviço Geológico Americano, ao chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Cláudio Peixinho, pela sua contribuição no campo do monitoramento hidrológico e da ciência. Surpreso com a homenagem, Peixinho deu os créditos do trabalho aos colaboradores que o acompanham nesta jornada hidrológica, destacando profissionais com Ramiro Fernandes, Flávio Moreira, Achiles Monteiro, Silvia Lúcia, dentre outros.

Ressaltou ainda a grande contribuição do USGS desde a origem da CPRM, com o estimulo e o incentivo dos Doutores Lotufo, Ney Maranhão e Marcelo Medeiros.  O Superintendente da ANA, Marcelo Medeiros, encerrou o evento destacando a grande transformação que está ocorrendo no modelo de planejamento e operação da RHNR. Destacou, também, as relevantes participações dos técnicos de ambas as instituições nesse processo e a importância do USGS neste contexto de mudança de paradigma. Agradeceu à gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Vanesca Sartorelli Medeiros e sua equipe pela organização do evento. 

Russ (USGS), Peixinho, Shaun (USGS)
e o diretor de hidrologia Bacelar
Ressaltou ainda a grande contribuição do USGS desde a origem da CPRM, com o estimulo e o incentivo dos Doutores Lotufo, Ney Maranhão e Marcelo Medeiros.  O Superintendente da ANA, Marcelo Medeiros, encerrou o evento destacando a grande transformação que está ocorrendo no modelo de planejamento e operação da RHNR. 

Ressaltou ainda a grande contribuição do USGS, deste a origem da CPRM, recentemente retomada, através da ANA, com o estimulo e o incentivo dos Doutores Lotufo e Ney Maranhão e Marcelo Medeiros. O Superintendente da ANA, Marcelo Medeiros encerrou o evento, destacando a grande transformação que está ocorrendo no modelo de planejamento e operação da RHN a relevantes participações dos técnicos de ambas as instituições neste processo e a importância do USGS neste contexto de mudança de paradigma. Agradeceu também à gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Vanesca Sartorelli Medeiros e sua equipe pelo profissionalismo na organização do evento.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400