sexta-feira, outubro 26

Curso promovido pela CPRM de geofísica não-tradicionalmente aplicada a barragens acontece em Brasília

A geofísica da CPRM Lúcia Maria da Costa e Silva ministrou o curso

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) ofereceu um curso com duração de 10 horas sobre geofísica não-tradicionalmente aplicada a barragens. Ele fez parte da programação da V Semana de Geociências que aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de setembro na Universidade de Brasília (UnB).
O curso foi ministrado pela pesquisadora da superintendência de Belém da CPRM Lúcia Maria da Costa e Silva. Ela mostrou que a geofísica pode, de forma econômica, ser utilizada em diversos trabalhos nas barragens e usou como base as experiências da CPRM e da Agência Nacional de Mineração (ANM). Foi tratado ainda sobre o cenário nacional e internacional da área de barragens.

De acordo com a pesquisadora, o rompimento da barragem em Mariana (MG), que aconteceu em novembro de 2015, mostrou a necessidade de utilizar técnicas mais modernas para a segurança das barragens.

SOBRE A SEMANA DE GEOCIÊNCIAS
A V Semana de Geociências teve como tema central “geociências além do óbvio: novas conexões, tecnologia e comunidade”. A programação conta com palestras, minicursos e workshops que mostram o atual cenário tecnológico disponível para a realização de novas pesquisas e também seus impactos para a sociedade.


Anna Reis 
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400