quarta-feira, outubro 24

Pesquisador francês do IRD apresenta tecnologias de sensoriamento remoto na observação da dinâmica hídrica no Escritório do Rio de Janeiro

Fabrice Papa expõe a observação do ciclo da água pelos satélites no espaço
A telemetria é uma tecnologia de ponta via satélite que está sendo utilizada na bacia Amazônica desde 2012, por intermédio do Projeto Dinâmica Fluvial, para monitorar o nível de grandes rios como o Amazonas e Solimões, além de coletar dados hidrológicos. A cooperação instituída pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com a NASA (Agência Espacial Americana) e as instituições francesas CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais) e IRD (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França) tem possibilitado a obtenção de dados gerados por radares altímetros, gravimetria, observações in loco e o monitoramento de locais de difícil acesso em regiões, inclusive transfronteiriças, consideradas inóspitas. 

Fabrice Papa pesquisador do IRD esteve no escritório da CPRM, localizado na Urca (RJ), no dia 19 de outubro, para apresentar os avanços em tecnologias de sensoriamento remoto na observação da dinâmica hídrica e em aplicação nos estudos conjuntos com o Serviço Geológico do Brasil. “O futuro da Hidrologia está em um passo importante, haja vista o lançamento em 2021 do satélite SWOT (Surface Water e Ocean Topography da NASA e CNES). O SWOT será dedicado a estudar a dinâmica da água superficial e como ela interage com o clima. A CPRM já está envolvida na preparação do satélite por meio de projetos e em campanhas de campo. Esta cooperação é muito importante para tornar este satélite um verdadeiro sucesso”, afirma Fabrice. 

Entre os tópicos abordados durante a palestra, destacam-se: Ciclo hidrológico continental e o armazenamento e fluxo de água, observação espacial do ciclo hidrológico, altimetria por satélite radar sobre corpos de águas continentais e variações no armazenamento de água continental. 

O analista em Geociências da CPRM
Daniel Moreira fez a mediação da palestra

Segundo o pesquisador francês, o trabalho em cooperação com os brasileiros é uma parceria de longo prazo, forte e frutífera. “Temos muitas publicações científicas conjuntas e projetos juntos em hidrologia espacial, clima e recursos hídricos. É sempre um prazer receber pesquisadores da CPRM em nosso laboratório na França, principalmente em Toulouse, e os cientistas franceses do IRD estão sempre entusiasmados em visitar o Brasil e a CPRM em reuniões de trabalho, conferências e trabalho de campo”, acrescenta.




Para o analista em Geociências da CPRM Daniel Moreira, que integra a equipe internacional à frente dos estudos, “novas tecnologias permitem o aumento da capacidade de monitoramento hidrológico, trazendo agilidade e rapidez para a aquisição dos dados que são fundamentais para o conhecimento hidrológico do território brasileiro”. 


Os dados de nível dos rios adquiridos pelos satélites de radar altimétrico são livres e estão disponíveis no website (hydroweb.theia-land.fr). É preciso que o usuário faça apenas um registro na plataforma para acessá-lo. 

“O estágio atual da Cooperação CPRM-IRD demonstra a importância inquestionável da cooperação internacional como instrumento de capacitação técnica e transferência de conhecimento: a CPRM já opera 10% das estações da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência com a aquisição de dados por satélites, representando, além do extraordinário avanço tecnológico que permite o acesso real a áreas ínvias, a aplicação de método de trabalho chancelado pela comunidade científica global”, ressalta a chefe da Assessoria de Assuntos Internacional do Serviço Geológico do Brasil, Maria Glícia. 

Para fazer o download da apresentação de Fabrice Papa “Global scale and Amazon freshwater dynamic from multi-satellite observations. Towards the high spatial resolution of storage and fluxes”, acesse aqui

Veja mais fotos do evento, clique aqui

Texto e Fotos: Pedro Henrique Santos 
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
pedro.pereira@cprm.gov.br 
(21) 2295-4641