segunda-feira, setembro 3

Instalação de novo Data Center é concluída na SUREG/PA


Equipe da Diinfo do Rio de Janeiro e Porto Alegre na nova sala do CPD

A partir de setembro, a Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai operar com sua estrutura de Tecnologia da Informação (TI) modernizada. A instalação foi realizada em 2 etapas por equipes da Divisão de Informática (DIINFO) e de TI da Gerência de Infraestrutura Geocientífica – GERINF, de Porto Alegre.

A montagem de um novo Data Center atende uma orientação do Departamento de Informações Institucionais (DEINF) para padronização das infraestruturas de TI nas regionais visando à implantação de novas tecnologias.
Na primeira etapa, a equipe da DIINFO, coordenada pelo analista Carlos Eduardo Marinho, e apoiada pela TI – GERINF/PA, realocou os switches de rede para dois racks: um localizado no 2º andar da SUREG, e outro no novo Data Center, que passou a ser gerenciado por um SwitchCore. Também foram instalados Access Points para nova rede Wi-fi, com qualidade do sinal muito superior à anterior e com diferentes perfis de usuários.
Na segunda etapa, o analista Frederico Magrani e um técnico do fabricante dos equipamentos, acompanhados da equipe da TI – GERINF/PA, instalaram os storages para armazenamento de dados e um novo servidor de domínio.
Ricardo Barcelos, chefe da DIINFO, avaliou que “as mudanças que estão ocorrendo são fruto de planejamento, foco e a certeza de que sozinhos não somos nada. Precisamos das regionais unidas e padronizadas para que a CPRM alcance o próximo nível”.
Já para o chefe do DEINF, Edgar Shinzato, “estamos trabalhando com afinco e bastante motivados para o novo caminho tecnológico que está se instalando na nossa empresa. E a infraestrutura que foi montada na SUREG-PA vai poder receber essa tecnologia de maneira eficiente, configurando os pilares da Transformação Digital do SGB”.

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400