segunda-feira, setembro 3

CPRM participa de fórum sobre agricultura sustentável


Cerca de 600 pessoas acompanharam as discussões sobre agricultura sustentável


A pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Magda Bergmann, participou do 2º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável.  A geóloga apresentou, no dia 21/08, a palestra Potencial Agrogeológico de Remineralizadores do Brasil. Cerca de 600 pessoas acompanharam as discussões do evento que teve como tema a busca de um novo caminho e ocorreu em Goiânia entre os dias 20 e 22 de agosto.


Na palestra, Magda destacou que vários dos descartes da mineração apresentam potencial para uso em solos, seja como condicionadores ou como fontes de nutrientes para as plantas e que o aproveitamento de subprodutos da mineração vai permitir que a mineração tenha menos impacto ambiental e ainda forneça um fertilizante alternativo ao setor agrícola. “O estudo da oferta de fertilizantes alternativos vai permitir ao país diminuição da importação de insumos para fertilizantes, que hoje atinge entre 80 e 90% da demanda do país”, citou.

Magda relatou que a CPRM, em convênio de trabalho com a Embrapa, procura caracterizar as rochas com potencial para uso agrícola, definindo suas características químicas, seu enquadramento nas instruções normativas que certificam os remineralizadores de solo e determinando a ordem de grandeza dos depósitos e formas de aproveitamento.


Geóloga Magda Bergmann falou sobre o potencial agrogeológico de remineralizadores 
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400