segunda-feira, setembro 3

Pesquisador da CPRM apresenta palestra sobre a Geologia de Roraima


Geólogo Nelson Reis após apresentação na companhia de colegas de trabalho da CPRM e de alunos e professores de geologia da UFAM.
No dia 28 de Agosto, o Geólogo Nelson Reis proferiu a palestra “Geologia e Recursos Minerais da Folha Ilha de Maracá, Estado de Roraima” em evento promovido pelo SEG Student Chapter do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Amazonas. O pesquisador discorreu sobre a geologia da região e ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela CPRM na Amazônia.

O SEG Studant Chapter do Departamento de Geologia da UFAM é um programa estudantil vinculado ao Society of Economic Geologists - SEG. Iniciado em março de 2018, o programa é voltado para o desenvolvimento e interação de alunos da universidade com o setor mineral, envolvendo ensino, pesquisa e network.

Durante a palestra, Nelson Reis trouxe resultados inéditos sobre a geologia do noroeste de Roraima, incluindo dados analíticos e interpretações que servirão de ponto de partida para futuras pesquisas na região. Além da contextualização geológica regional, o pesquisador fez também uma abordagem sobre o potencial mineral dessa porção da Amazônia Setentrional, onde destacou as ocorrências de diamante na Serra do Tepequém, ametista a oeste da Serra Aricamã além da exploração garimpeira de ouro no baixo curso do rio Urariquera.

Nelson Reis durante a apresentação de pesquisa no SEG Student Chapter na UFAM

O pesquisador afirmou que, muitas vezes, os locais de pesquisa são acessíveis apenas com o apoio de helicóptero, o que reforça o valor científico e material do acervo de dados da empresa (litotecas e GEOSGB) e sua importância para o mapeamento de áreas ínvias da utilização de ferramentas indiretas, tais como os produtos de levantamentos aerogeofísicos e sensoriamento remoto.


Laryssa Oliveira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400