quarta-feira, setembro 5

CPRM lança novos produtos de cartografia geológica dos estados de Goiás e Tocantins


Em uma região rica em ocorrências e depósitos minerais, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai disponibilizar a partir do dia 13, em Goiânia, mapas geológicos e de recursos minerais que abrangem uma área de 135 mil Km2, executados nos estados de Goiás e Tocantins. Os estudos indicam novos indícios e ocorrências de minerais. Na mesma região, a CPRM vai leiloar em dezembro, por meio de cessão de direitos minerários, sua titularidade da área de Palmeirópolis (TO) na qual se encontra depósito polimetálico (Cu-Pb-Zn) já avaliado e pronto para a explotação. O evento ocorre no CREA de Goiânia, com início às 14h. Os produtos estarão disponíveis no Portal da CPRM.

Frente de lavra de calcário calcítico da sequencia metavulcanossedimentar Anicuns-Itaberaí. Localiza-se aproximadamente a 2 Km a sudoeste da cidade Cezarina-GO. O calcário calcítico é utilizado, principalmente, para correção de solo

Dentre os produtos a serem lançados, destacam-se os mapas do projeto Oeste de Goiás que totaliza 14 folhas em escala 1:100.000, além dos mapas e notas explicativas das folhas Mata Azul, Bonópolis e Novo Planalto (GO). Também serão lançados os mapas geológicos acompanhados de notas explicativas do projeto Geologia da Região de Palmas, que incluem as folhas Porto Nacional, Miracema do Norte e Santa Terezinha, na escala 1:250.000, a folha Alvorada, além de 4 folhas 1:100.000 do projeto Faixa Brasília, no estado do Tocantins e porção norte do estado de Goiás. No total, foram mapeados cerca de 45 municípios. Em Goiás, 51 mil Km2 e no Tocantins, 84 mil Km2.

Nos estudos, foram identificados novos indícios e ocorrências de Fe, Mn, Cu, W, P, rocha ornamental, brita e argila para cerâmica. Em relação a depósitos já existentes, foram realizados cadastramento e consistência de depósitos. A região tem importantes ocorrências e depósitos de minerais polimetálicos (Au, Cu, Pb e Zn), metais ferrosos (Cr, Ni, Co, Fe e Mn), não metálicos (ETR, fosfato, feldspato, calcário, grafita, vermiculita), rochas e minerais industriais (rocha ornamental, areia, argila, brita), pedras preciosas e semi-preciosas (esmeralda, água marinha, diamante, quartzo, sodalita, zirconita).

Os produtos descrevem as características geológicas da região, que em sua maior parte, está inserida no contexto geotectônico da Província Tocantins (Almeida et al.,1977; Almeida 1981), representada dominantemente por rochas Neoproterozoicas do Orógeno Araguaia e pela porção setentrional do Orógeno Brasília, incluindo parte do Arco Magmático de Goiás, além de núcleos ou fragmentos de embasamento Arqueano-Paleoproterozoico. Cobertura sedimentar Fanerozoica representada pelas rochas da Bacia do Parnaíba recobrem as rochas da Província Tocantins na sua porção nordeste.

De acordo com o superintendente regional da CPRM de Goiânia, Gilmar Rizzotto, o avanço do conhecimento geológico da região constitui um instrumento indispensável para o planejamento e a implementação da atividade mineral, das políticas públicas voltadas para o aproveitamento sustentável dos recursos minerais, recursos hídricos superficiais e subterrâneos e, simultaneamente, fonte de dados imprescindível para o conhecimento do meio físico tendo em vista a execução de políticas de zoneamento ecológico-econômico e de gestão ambiental da região. “A pesquisa geológica retratada nos mapas geológicos e notas explicativas visam fornecer informações e dados capazes fomentar e acelerar a retomada da atividade mineral, atrair investidores e criar um ambiente favorável à mineração nos estados de Goiás e Tocantins”, avaliou.


Data: 13 de setembro de 2018
Local: Auditório do CREA-GO

Programação:
Abertura: 14h
José Leonardo Silva Andriotti
Diretor de Geologia e Recursos Minerais –DGM

Gilmar José Rizzotto
Superintendente Regional –GO

APRESENTAÇÕES:

14:20- Projeto Oeste de Goiás - Setor Sul do Arco Magmático de Goiás
Palestrante: Joffre Valmório Lacerda Filho

14:50- Projeto NW de Goiás - Folhas Mata Azul e Novo Planalto
Palestrante: Fernando Santos Diener

15:20- Geologia da Porção Central da Província Tocantins
Palestrante: Antônio Augusto Frasca

15:50- O Potencial Mineral de Tocantins
Palestrante: Pedro Sérgio Ribeiro

16:20- Encerramento
Coffee break


No total, 14 folhas foram mapeadas no projeto Oeste de Goiás





Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400