quinta-feira, setembro 6

Programa da CPRM contribui para ensino de geociências a estudantes


Estudantes conheceram as atividades desenvolvidas pela CPRM em Porto Velho


Na última semana, estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar - unidade de Ji-Paraná e do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, conheceram as instalações e atividades realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Porto Velho.


A iniciativa está inserida no programa Geociências na Escola que desenvolve ações com o objetivo de aproximar a CPRM da sociedade através da comunidade escolar. De acordo com a coordenadora do projeto, Andrea Sander, estas ações aproximam a comunidade da CPRM, tornando o Serviço geológico do Brasil uma referência”, destacou.

Vários assuntos relacionados às atividades da CPRM foram abordados: a missão da CPRM e as principais contribuições ao desenvolvimento do estado de Rondônia; as atividades realizadas pela equipe da hidrologia na Rede Hidrometeorológica Nacional apresentada por Victor Malverdi; o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas – SIAGAS e o Projeto Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas – RIMAS explicados por Katarina Rempel e o tema geologia e recursos minerais explanados por Luiz Gilberto Dall’Igna.

Os presentes tiveram experiências interativas com o manuseio de amostras de rochas e minerais orientados pelo técnico em geociências Boaz Delfino, que mostrou como identificar os diferentes tipos de minerais, os principais usos no dia a dia, além de conhecer a origem e formações das rochas. Após as apresentações e à sessão de perguntas e esclarecimentos, a ASSPRO-DIG Maíza Martarole, conduziu a comitiva à Litoteca Regional e ao Laboratório de preparação de amostras.



Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400