terça-feira, agosto 14

Superintendente regional do RS e SC palestra em evento internacional de Indicações Geográficas.


Superintendente regional do RS e SC da CPRM, Engº Fernando Schwanke, palestra no III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

O superintendente regional do RS e SC do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Engº Fernando Schwanke, foi convidado a palestrar no III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, que aconteceu em Belo Horizonte nos dias 9 e 10 de agosto. O III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas teve o objetivo de divulgar as proteções de propriedade industrial e possibilitar a troca de experiências com IGs nacionais e internacionais.

O evento foi realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial da França e o Ministério de Agricultura e Abastecimento (MAPA).

O superintendente Fernando Schwanke é um dos maiores especialistas neste tema no país, sendo autor de várias publicações sobre o tema e tendo desenvolvido vários projetos no Brasil, dentre os quais a Indicação de Procedência do Mármore de Cachoeiro do Itapemirim.

Schwanke salienta que "este tipo de proteção tem reconhecimento mundial e é cada dia mais valorizado como importante ferramenta de mercado contra usurpações de nomes vinculados a produtos de forma indevida, ou seja, falsificações. É uma forma dos produtores se protegerem, utilizando uma ferramenta jurídica reconhecida."

O setor mineral possui alguns registros já efetuados no INPI. Além dos mármores de Cachoeiro do Itapemirim, também são registradas a denominação de origem das rochas ornamentais de Santo Antônio de Pádua no Rio de Janeiro e a Indicação de Procedência das Opalas de Pedro II no Piauí, onde a CPRM participou cedendo dados e estudos realizados pela companhia.

Participaram do evento especialistas do Brasil, França, México, Guatemala, que durante o evento discutiram formas de ampliar a divulgação do tema para a sociedade em geral, mas principalmente para produtores que necessitam deste tipo de proteção.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400