terça-feira, agosto 14

CPRM vai participar do 49° Congresso Brasileiro de Geologia.


Gerar e disseminar conhecimento geocientífico faz parte da missão do Serviço Geológico do Brasil. É com esse objetivo que a empresa vai participar do 49° Congresso Brasileiro de Geologia, maior evento da área na América Latina, que será realizado entre os dias 20 a 24 de agosto no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Com o tema central “Geologia: Conhecer o Passado para Construir o Futuro”, os organizadores esperam reunir cerca de 4 mil profissionais das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra. O evento está dividido entre sessões temáticas, grandes temas, palestras temáticas, reuniões paralelas e uma programação especial no Museu do Amanhã, com exposição Explorando a Terra, promovida pelo MCTer.

O diretor presidente Esteves Colnago,  que estará da mesa de abertura do congresso conta que durante os cinco dias do evento, a CPRM irá participar de mais de 100 atividades. “O Serviço Geológico do Brasil terá novamente uma participação importante no congresso, com grande número de pesquisadores apresentando trabalhos,  além   do suporte institucional ao evento”.

Colnago destaca ainda que o Museu de Ciências da Terra vai promover  exposição no Museu do Amanhã que busca aproximar a instituição da sociedade. “O Congresso coincide com o mês de aniversário da nossa instituição que está completando 49 anos. A Exposição do MCTER é uma das atividades que marcam o início das comemorações do nosso cinquentenário”. 

Os pesquisadores da instituição vão debater sobre os grandes temas das geociências, em sessões técnicas, orais, pôsteres, mesas redondas, minicursos, além do tradicional estande na feira, que vai apresentar ao público os principais produtos e serviços desenvolvidos pela empresa. Ao todo serão 163 participantes apresentando 63 trabalhos orais e 53 trabalhos na sessão pôster.

João Larizzatti, representante da CPRM na Comissão organizadora do congresso, fala sobre a ampla participação da empresa no evento. “Vamos participar da coordenação temática de sessões de geodiversidade, geologia ambiental e médica, riscos geológicos, geotecnia, geologia do quaternário, a sessão do arqueano e proterozóico geologia estrutural e geocronologia, mostrando assim o envolvimento científico da empresa em várias áreas das geociências”, comenta Larizzati.

A CPRM ainda vai participar das mesas redondas sobre geociências e segurança, risco geológico e processos perigosos, defesa das instituições públicas de geologia e da ciência brasileira, geologia médica e apresentação sobre o processo de licitação de direitos minerários incluídos no PPI.

O estande da CPRM na feira terá uma programação especial com conteúdo audiovisual   e palestras sobre atuação da empresa em diversas áreas como, por exemplo, a recuperação ambiental da Bacia Carbonífera em Santa Catarina e remineralizadores e solos no Brasil.

A CPRM vai participar da Assembleia Constituinte que criará a Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências.

Programação Paralela -  Também será realizado o 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil e do 7º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, haverá outras atividades paralelas, como minicursos, excursões e concurso de fotografia.

Exposição Explorando Planeta - O Museu de Ciências da Terra vai apresentar a exposição interativa “Explorando o Planeta”, sobre a relação do ser humano com o meio ambiente no Museu do Amanhã.  A exposição, que acontece entre os dias 21 e 26 de agosto faz parte das comemorações aos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e se tornará uma exposição permanente no MCTer.

Clique aqui e confira a programação completa.

Clique aqui e confira a programação do estande da CPRM

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400