terça-feira, agosto 14

Superintendência de Manaus apresenta resultados preliminares sobre águas superficiais e subterrâneas da capital amazonense


O superintendente Regional de Manaus, José Maia, destaca a relevância do projeto.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Superintendência Regional de Manaus, apresentou nesta terça-feira (07/08), o 1º Seminário do projeto Estudos Hidro geológicos da Região Metropolitana de Manaus.


O seminário teve como objetivo apresentar os resultados parciais das pesquisas realizadas e fomentar discussões sobre as próximas etapas do projeto que levanta dados sobre as águas superficiais e subterrâneas da capital amazonense.

Em discurso de abertura, o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Adilson Cordeiro parabenizou a iniciativa e afirmou que os estudos serão utilizados para balizar as políticas de controle e utilização do recurso mineral. “Hoje o Estado sofre com a falta de informações principalmente sobre as águas subterrâneas: perfurações indiscriminadas; contaminação e falta de práticas para monitoramento dessa utilização e perfuração”, afirmou.

O superintendente Regional de Manaus, José Maia, destacou a relevância do projeto por se tratar de um dos dezessete objetivos da agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) para transformar o mundo. “Os dados levantados são para assegurar a disponibilidade e gerir de forma sustentável, a água, um bem que logo será escasso. Nesta agenda da ODS estão também importantes medidas para erradicação da fome, assegurar saúde educação básica”, ressaltou.

Janaína Miranda fala sobre as fontes de poluição.
Foram realizadas sete palestras pelos pesquisadores que coordenam as ações do projeto, divididos por categoria de estudos. As apresentações mostraram os resultados preliminares dos produtos esperados: 4 relatórios; 2 seminários; 1 relatório técnico e 1 relatório com linguagem popular.

O evento contou ainda com uma mesa redonda formada por autoridades dos órgãos de pesquisa, reguladores e fiscalizadores de águas superficiais e subterrâneas do estado do Amazonas, município de Manaus, iniciativa pública e privada e das universidades. Entre os assuntos debatidos estavam as fontes de poluição das águas subterrâneas por necrochorume e a prevenção de poluição de poços artesianos.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400