quinta-feira, agosto 16

Exposição inédita retrata a interação humana com os recursos minerais do planeta

Sandbox é literalmente uma “caixa de areia” com sensores que mostram as diferenças de altura entre os montes de areia – usando, para isto, cores diferentes e realidade aumentada. Com sandbox, fica bem mais fácil entender conceitos de Geografia como curvas de nível.


Dos alimentos para consumo humano ao combustível que move os meios de transporte, praticamente toda a sociedade depende dos recursos naturais disponíveis no planeta. Apesar disso, nem todos conhecem a relação e os impactos do homem no meio ambiente. Essas são algumas das questões que serão abordadas na exposição Explorando o Planeta, no Museu do Amanhã.

A exposição, que acontece entre os dias 21 e 26 de agosto, é promovida pelo Museu de Ciências da Terra (MCTer). Fósseis de preguiça-gigante, minerais de vários tipos e equipamentos antigos de navegação fazem parte da exposição que está repleta de atividades para crianças e pessoas de todas as idades. 

De acordo com Rodrigo Machado, paleontólogo do MCTer, a exposição busca demonstrar as consequências positivas e negativas da intervenção do homem no planeta. “Queremos mostrar o quanto o ser humano com sua capacidade de pensar e questionar revolucionou o ambiente ao seu redor e o quanto todo conhecimento produzido explorando o planeta foi importante no passado, continua sendo no presente e será essencial para o  futuro”.

Os visitantes poderão fazer seu próprio experimento geológico e análises químicas com diferentes tipos de água. Será possível responder perguntas como, por exemplo, como a água da torneira, a água do mar e a água da baía de Guanabara são diferentes entre si em termos químicos.

Outra novidade que Explorando o Planeta traz é a sandbox, atividade inédita no Brasil. Ela é literalmente uma “caixa de areia” com sensores que mostram as diferenças de altura entre os montes de areia – usando, para isto, cores diferentes e realidade aumentada. Com a visualização em uma sandbox, fica bem mais fácil entender conceitos de Geografia como curvas de nível, por exemplo.

 “A exposição é interativa e usa uma linguagem didática para explicar conceitos sobre geociências e sua importância no cotidiano das pessoas”, explica a historiadora Nathalia Roitberg, responsável pela gestão do MCTer.

Nathalia conta ainda que cerca de 30 turmas de escolas do Rio de Janeiro já se inscreveram para visitar a exposição e participar de atividades educativas, como por exemplo, escavação de fósseis e oficina para conhecer os efeitos da luz nos minerais, além da exibição de vídeos didáticos.

A exposição estará aberta ao público as 10h às 18h entre os dias 21 e26 de agosto no lounge do Museu do Amanhã e faz parte da Semana do Antropoceno.
Acesse os vídeos  de mediação cientifica que serão exibidos na exposição 





Serviço
Início: Terça-feira, 21 de agosto de 2018
Término: Domingo, 26 de agosto de 2018
Local: Lounge do Museu do Amanhã 
Contato: Warley Pereira (61) 98659-7240 / Cibele Pixinine (21) 97190-0701