quinta-feira, agosto 16

CPRM realiza reunião técnica com o Instituto das Águas do Paraná


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), representado pelo Chefe do Departamento de Hidrologia Frederico Cláudio Peixinho e pelo Coordenador Nacional do projeto SIAGAS Valmor Freddo, além de equipes técnicas formadas por geocientistas da SUREG/SP, Núcleo Paraná e DEINF, realizaram reunião técnica com a equipe de especialistas do Instituto das Águas do Paraná, liderada pela coordenadora Jaqueline Dorneles de Sousa. O objetivo do encontro foi integração e intercâmbio de dados de águas subterrâneas.


Equipe técnica da CPRM e o Instituto Paraná reunidos para intercâmbio de dados de águas subterrâneas

Foram apresentados o SIAGAS, pela CPRM, e SIGARH, pelo Instituto do Paraná e foram definidas ações conjuntas em três grandes diretrizes. A assinatura de Acordo de Cooperação Técnica sobre o SIAGAS, transferência automática dos dados de poços para o SIAGAS e interação entre a CPRM e o Instituto no aperfeiçoamento do novo sistema desenvolvido por aquela entidade. Atualmente consta na base de dados administrado pelo SIAGAS, cerca de 28.000 poços no estado do Paraná.

Conforme revelou Peixinho, na reunião, o estado do Paraná juntamente com o estado de São Paulo, estão na vanguarda da alimentação de dados no SIAGAS e soluções tecnológicas inovadoras de transferência de dados pode se iniciar com este Instituto e, por certo, servirá de referência para aplicação em outras áreas de interesse. Segundo o coordenador Valmor Freddo, a possibilidade de intercâmbio de informações e tecnologias com outras instituições é uma iniciativa muito importante para a continuidade das atividades do projeto e consolidação do SIAGAS como principal repositório de dados referentes às águas subterrâneas em nosso país.