quinta-feira, agosto 16

CPRM no 49° Congresso Brasileiro de Geologia - Entrevista com Lila Queiroz


Primeiro encontro de mulheres nas geociências da UFMG
Na próxima semana, o Serviço Geológico do Brasil irá apresentar seus trabalhos no 49° Congresso Brasileiro de Geologia. Um dos destaques será a criação histórica da Sociedade Brasileira de Mulheres Geocientistas. A pesquisadora Lila Queiroz faz parte da mesa diretora e conta para nós um pouco sobre esse fato inédito.


Confira a entrevista.

Pesquisadora Lila Queiroz.
Lila, como se deu a parceria para a criação da associação?

Nos últimos cinco anos, em alguns estados, têm sido formados grupos de mulheres com o foco em lutar contra as desigualdades nas geociências. Vimos que essa necessidade também tinha surgido em Minas Gerais, sendo assim, um grupo de professoras, geólogas e alunas de geologia e geografia se reuniram em julho de 2018 na UFMG para iniciar o grupo de mulheres nas geociências.

Nessa reunião, a Professora Lúcia Fantinel comentou que o último encontro nacional de mulheres nas geociências foi em um Congresso Brasileiro de Geologia em 1978. A partir disso, surgiu a ideia de realizar, 40 anos depois, um novo encontro nacional no CGB do Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir as nossas dificuldades na profissão.

Logo após a reunião na UFMG, uma das participantes criou um grupo de mensagens com lideranças de grupos de mulheres nas geociências de todo o Brasil. Nesse grupo surgiu a ideia de criar a Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMG).
Nossa primeira reunião foi online e as participantes dessa reunião formaram a diretoria da ABMG, que ficará na liderança até a estruturação da associação.

E qual será o objetivo da ABMG?

A pauta principal será a criação da “Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências”, que terá por objetivo a promoção da equidade de gênero no âmbito das geociências. Dentre as atividades espera-se, além da estruturação da Associação, a aprovação de seu estatuto, a definição de diretrizes e de projetos iniciais.

Quem pode participar da Assembleia?

Todas as mulheres são convidadas! O edital de convocação da Assembleia convida todas as mulheres para fazer parte da primeira reunião. É preciso estar inscrito no Congresso para participar.

Quem faz parte dessa primeira formação da Assembleia?

As integrantes da diretoria provisória são Lila Queiroz (CPRM-MG), Rosaline Silva (UFMG), Letícia Freitas (USP), Mariana Ferreira (Brasília?), Larissa Lago (UERJ?), Luciana Felicio (CPRM-Brasília) e Aline Tavares (UFMG).

Você também faz parte do Comitê Proequidade de Gênero e Raça da CPRM, que luta por mais igualdade de gênero. A Associação pretende trabalhar em parceria com o Comitê?

A Associação tem vários grupos que são parceiros dos Comitês de Gênero. Acredito que quanto mais nos unirmos para que as nossas causas sejam debatidas mais força nós teremos para avançar em busca de uma sociedade mais justa para todos. E para isso contamos com a ajuda não só do Comitê, mas de todas as empregadas da empresa.

E quais serão as primeiras ações da ABMG?

Nossa primeira ação será a oficialização da ABMG, que terá sua assembleia constituinte no CGB, onde vamos apresentar a proposta de estatuto para discussão e aprovação. Ainda no CGB, vamos lançar a semente da nossa primeira ação como associação, que é a consolidação de uma carta de reinvindicações que já iniciamos, com colaboração de participantes de todo Brasil.

Essa carta será direcionada para empresas e nela solicitamos a implementação de políticas de igualdade desde a entrevista, contratação e atuação de mulheres nas geociências.
Existem inúmeros relatos de situações de discriminação, assédio e abuso em empresas. Queremos lutar contra essas situações e dar apoio às mulheres que se encontram em situações vulneráveis. Vamos lutar pelo aumento de mulheres em cargos de liderança, onde elas ainda são quase inexistentes em empresas e órgãos que atuam nas geociências.

Serviço
Assembleia Constituinte da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências
Data- 21/08
Horário- 15h40 às 17h40
Local: Congresso Brasileiro de Geologia- Sala Leme
Clique aqui para acessar o edital

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400