quinta-feira, agosto 16

Divisão de Geodinâmica da CPRM apresenta pesquisa no Geoanalysis 2018.

Reunião com o pesquisador William Griffin no CCFS.

A Pesquisadora em Geociências Lynthener Bianca Takenaka divulgou o trabalho de otimização do sistema LA-ICP-MS (Sistema de Laser acoplado ao Espectrômetro de Massas) que vem sendo realizado pela DIGEOD no evento “Geoanalysis 2018” promovido pela IAG (International Association of Geoanalysts) em julho na cidade de Sydney.

A conferência reuniu profissionais de várias instituições internacionais para discussões sobre os avanços, protocolos e necessidades no âmbito das técnicas analíticas aplicadas às Geociências. Segundo a pesquisadora: “Foi de extrema importância divulgar a metodologia de calibração do instrumento. Equipamentos como estes são amplamente utilizados pela comunidade científica para quantificação pontual de elementos químicos em materiais como minerais e rochas e a boa qualidade dos resultados apresentados garante a confiabilidade das pesquisas”.

Além disso, foram abordados assuntos importantes para as atividades laboratoriais da CPRM, como a possibilidade de participação no programa G-Probe, teste analítico de proficiência da IAG em conjunto com o Serviço Geológico Americano (USGS) e uma futura parceria para desenvolvimento de materiais certificados de referência.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400