quinta-feira, agosto 16

CPRM recebe visita de técnicos da Secretaria de Minas e Energia do RS


Técnicos da Secretaria de Estado de Minas e Energia visitaram nesta terça-feira, dia 14/08, a Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O objetivo do encontro, realizado a convite do superintendente regional da CPRM, Fernando Schwanke, foi a apresentação pelos pesquisadores da CPRM do potencial mineral do RS e os projetos de mineração em andamento para os representantes do governo do Estado que estão elaborando o Plano Estadual de Mineração. 


Reunião entre CPRM e Secretaria de Estado de Minas e Energia do RS

A gerente de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Lucy Takehara, listou projetos de mineração em execução no Estado. O projeto Retiro em São José do Norte para exploração de titânio e zircônio recebeu licença de instalação. O projeto Santa Maria para mineração de chumbo, zinco e cobre, localizado em Caçapava do Sul ainda sem licença prévia já efetuou audiências públicas. O projeto Fosfato Três Estradas, localizado em Lavras do Sul, está em fase de obtenção da licença prévia, com perspectiva de obter em 2019 licença de instalação. Este projeto prevê a produção de metade da demanda do Estado de fósforo como insumo agrícola. 

Sobre o potencial mineral do Estado, relatou que a CPRM fez na década de 80 pesquisa para carvão identificando jazidas que colocam RS como maior reserva do país. Hoje, em processo de cessão de direitos minerários, com projeção para licitação de área em Candiota ocorrer em dezembro. Em relação a insumos para agricultura, principais substâncias são calcário, turfa e dolomito. Relatou que a CPRM identificou nova área potencial para Gemas no Estado para ágata e ametista na fronteira com Uruguai, alternativa aos depósitos já bastante exauridos em Ametista dos Sul e no Planalto Médio. Disse que quanto a rochas ornamentais existem vários empreendimentos em andamento. Citou ainda bens metálicos ferrosos e metálicos nobres, especialmente ouro em pequenos depósitos, além de rochas e minerais industriais. Todos os dados e mapas simplificados foram entregues aos representantes do Estado.

“O Estado tem uma diversidade de commodities para explorar. Como foge ao alcance da CPRM a viabilidade da mineração, apenas a identificação das potencialidades, uma aproximação entre Estado e setor privado pode impulsionar o setor mineiro do RS”, avaliou Lucy. “A CPRM vem atuando para identificação de novas potencialidades, mas existem dois grandes desafios hoje para a mineração no Estado: o licenciamento ambiental e a logística. A interferência do Estado para superar esses entraves pode facilitar novos empreendimentos e alavancar o setor, que gera impostos e desenvolvimento com mais empregos no RS”, destacou o superintendente Fernando Schwanke.

O analista em Planejamento e Gestão Paulo Roberto Dias Pereira, da Secretaria de Estado de Minas e Energia, relatou que está previsto a inclusão de recurso no Orçamento para o próximo ano para buscar desenvolver o potencial mineral do Estado, com o enfoque do que é possível explorar economicamente. Relatou ainda sobre o andamento do projeto do Polo Carboquímico, que visa potencializar investimentos no setor.