quarta-feira, agosto 15

CPRM descobre novo corpo kimberlítico na Província de Borborema


Local onde o corpo kimberlítico Santa Fé-3 foi encontrado. O corpo ocorre sotoposto a uma camada de solo residual com aproximadamente 50 cm de espessura. Blocos escuros, no segundo plano da foto, correspondem a olivina basaltos


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) identificou a existência de um novo corpo de afinidade kimberlítica na Província Borborema, uma rocha com potencial para conter diamantes. A descoberta fica localizada na localidade de Sítio Riacho Salgado, município de Fernando Pedroza, no Rio Grande do Norte. O corpo foi denominado de Santa Fé-3 pela proximidade com outros dois corpos conhecidos na região. A identificação ocorreu no âmbito do projeto Diamante Brasil a partir da investigação de uma área com presença de minerais indicadores de Kimberlitos.


As informações sobre localização, dimensão, contexto geológico e característica de campo do novo corpo estão descritos no Informe Técnico nº 14. A publicação está disponível no site da CPRM. Contém ainda o mapa geológico simplificado do Rio Grande do Norte, com localização das intrusões kimberlíticas, destacando o corpo Santa Fé-3.

O projeto Diamante Brasil já concluiu o levantamento da existência de 20 campos diamantíferos, 1.095 ocorrências e 142 garimpos de diamantes, além de 42 campos e 1.365 corpos kimberlíticos. Iniciado em 2010, atualizou banco de dados e utilizando técnicas de mapeamento identificou novas áreas potenciais.


Acesse o Informe Técnico 14 aqui

Sondagem realizada ajudou na identificação e amostragem do corpo kimberlítico Santa Fé-3


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400