terça-feira, agosto 14

CPRM lança Atlas Geoquímico de Roraima durante 49º Congresso Brasileiro de Geologia

Parte da capa do Atlas Geoquímico do Estado de Roraima.



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai lançar, durante o 49º Congresso de Geologia, o Atlas Geoquímico do Estado de Roraima. O produto, de responsabilidade do geólogo José Luis Marmos (SUREG-MA) será apresentado no estande da CPRM, na Sala Lapa, no dia 21/08, durante a Sessão de Geologia Médica, coordenada pelo pesquisador Cassio Roberto da Silva.



Parte da série Atlas Geoquímicos Estaduais do Brasil, o produto busca permitir a identificação de áreas com potencial mineral. O trabalho pode ser usado em estudos sobre a distribuição de elementos químicos, substâncias naturais e antropogênicas (aquelas resultado da ação humana), relacionados a diferentes áreas do conhecimento, como a agricultura, veterinária, saúde pública e monitoramento ambiental.

O trabalho tem cunho regional e faz parte do Levantamento Geoquímico de Baixa Densidade. Esta ação já cobriu 40% do território brasileiro e busca abranger sua totalidade.

Segundo o pesquisador em geociências Eduardo Viglio, responsável por outras edições do Atlas, o principal impacto da série é definir o padrão de distribuição dos elementos químicos no solo e os sedimentos de fundo de rios e águas.

A partir dessas informações, pode ser efetuado um planejamento que defina a melhor gestão para o uso racional e ecologicamente correto das áreas ainda não ocupadas, além de apontar problemas das áreas já ocupadas. “Definir as regiões com concentrações anômalas de alguns elementos, mesmo em áreas ainda não habitadas, pode auxiliar no planejamento de ocupação futura”, afirma Viglio.

Devido à restrição de acesso a terras indígenas, a amostragem geoquímica foi realizada em apenas 56% do território roraimense. Foram coletadas 429 amostras de sedimento de corrente, 427 de água superficial e 160 de solos. Também foram coletadas 43 amostras de águas de abastecimento (superficiais e subterrâneas), abrangendo as 14 sedes municipais do interior de Roraima e algumas comunidades indígenas.

O Atlas é apresentado em meio digital, com mapas geoquímicos e textos explicativos. Cem CDs com o conteúdo serão distribuídos aos interessados no estande da CPRM no dia do lançamento.