sexta-feira, agosto 24

Comitê Pró-Equidade lança cartilha no Congresso Brasileiro de Geologia



Equipe da CPRM celebra o lançamento da Cartilha
A Cartilha de Prevenção ao Assédio foi lançada na quinta-feira, 23, no estande da CPRM durante o 49º Congresso de Geologia com a participação da Diretoria da empresa, representada pelo diretor de Administração e Finanças, Juliano Oliveira.

Estiveram presentes integrantes do Serviço Geológico e do Comitê de Proequidade de Gênero, representado pela coordenadora do Comitê, Emília Hamam, além de  Luciana Felício, representando a Associação Brasileira das Mulheres em Geociências.

O material mostra de forma didática o que é e como se dá o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, as questões legais envolvidas, os procedimentos e os canais a serem buscados pelas vítimas. Alguns exemplares foram distribuídos no Congresso,  mas a versão digital está publicada no site da CPRM.

Cartilha de Prevenção Contra o Assédio

Emília Hamam destaca que a cartilha faz parte das ações planejadas após uma pesquisa interna em que empregadas e empregados apontaram os temas assédios moral e sexual como prioridades a serem abordadas pelo Comitê. O diretor Juliano Oliveira entende que ações afirmativas e a implementação de boas práticas são fundamentais para reduzir e intimidar  os casos de assédio nas organizações.

Além disso, a garantia de uma rede de apoio foi lembrada por Luciana Felício. “Após a denúncia, iniciam processos de apuração nos quais as vítimas precisam estar protegidas para evitar novas situações em tentativas de descaracterizar ou evitar o enquadramento como assédio. Não raro os casos de assédio sexual são seguidos de assédio moral em retaliação à negativa e denúncia da vítima.”, declarou.

 A cartilha está disponível no site da CPRM. Clique aqui para acessar

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400