quinta-feira, julho 5

Serviço Geológico do Brasil recebe visita da Defesa Civil do RS

Gerente de Hidrologia Diogo Rodrigues da Silva apresentou as ações de apoio à mitigação e prevenção de desastres naturais

A convite do superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Fernando Schwanke, a cúpula da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul foi recebida na Superintendência de Porto Alegre nesta terça-feira, dia 03/07, representada pelo Coronel Jarbas Tróis Ávila, subchefe da Defesa Civil do RS, do Tenente Coronel Roberto do Canto Wilkoszynski, chefe da Divisão de Assistência as Comunidades Atingidas e do Tenente Dimas Gottardo, coordenador do CODEC - Operações 24 horas. O encontro teve como objetivo aproximar as informações geradas pela CPRM com as ações de Defesa Civil do Estado do RS. 


As ações desenvolvidas pelo Departamento de Gestão Territorial da CPRM sobre identificação de áreas de risco foram apresentadas pelo gerente de hidrologia Diogo Rodrigues da Silva, que expôs os trabalhos de desenvolvimento das cartas de setores de risco dos municípios, das cartas de suscetibilidade e do sistema de alerta hidrológico desenvolvido pela empresa.

Conforme destacou Schwanke, todas ações apresentadas podem e devem ser integradas com as ações da Defesa Civil do Estado. “As informações foram muito bem recebidas e elogiadas pelos membros da Defesa Civil. Ficou acertada uma integração entre a área do Sistema de Alerta Hidrológico e a área de operações da Defesa Civil, pois as duas operam 24 horas. Também foram acertadas ações de capacitação da Defesa Civil do Estado e dos municípios, além de uma interação constante, o que trará benefícios para a sociedade gaúcha”, relatou.


Representantes da Defesa Civil do Estado conhecem a sala de controle do Sistema de Alerta Hidrológico do rio Caí e Taquari

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400