terça-feira, julho 3

Cheia no rio Branco causa inundação em Caracaraí e coloca capital de Roraima em alerta

Gráfico do nível do rio Branco que transbordou em Caracaraí


O nível do rio Branco em Caracaraí, terceiro município mais populoso do Estado de Roraima, atingiu a cota de inundação de 9,00 m neste domingo, dia 1º de julho. Nesta terça-feira, dia 03/07, chegou a 9,21 metros e continua subindo. O rio havia chegado a cota de alerta (8,50 metros) na quinta-feira, dia 28/06, quando foi emitido o primeiro Boletim Extraordinário do Sistema Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Branco pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) dirigido aos órgãos de defesa Civil.


Na capital do Estado, em Boa Vista, o rio Branco está a 14 cm de atingir a cota de alerta e segue subindo. Nesta terça-feira, o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Branco registrou o nível de 7,86 metros.

Conforme a engenheira hidróloga da CPRM, responsável pelo SAH Rio Branco, Luna Gripp Simões Alves, os níveis do rio Branco e de seus principais afluentes estão sendo monitorados e, desde que o nível do rio atingiu alerta, estão sendo emitidos boletins diários com previsões para Caracaraí e Boa Vista. “O nível do rio Branco começou a subir expressivamente a partir da segunda quinzena de junho e desde então estamos acompanhando a sua evolução, nos preparando para o evento de cheia que está ocorrendo agora”, explicou.

O rio Branco é formado pela junção dos rios Tacutu e Uraricoera. Na capital Boa Vista a previsão das cotas é realizada com 12 horas de antecedência. Em Caracaraí a previsão é ainda maior, com 24 horas de antecedência. Esta previsão pode mitigar perdas para uma população de 340 mil pessoas.


Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400