sexta-feira, julho 27

Porto Alegre recebe encontro sobre Sistemas de Alerta




Representantes dos sistemas de alertas de todo o país se reuniram na Superintendência de Porto Alegre para o encontro anual dos Sistemas de Alerta Hidrológicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Na reunião foram apresentados os resultados obtidos nas operações, sugeridas melhorias e novas metas a serem alcançadas.


Atualmente, a CPRM opera 12 sistemas. Outros dois estão em fase de implantação. Eles estão presentes nas cinco regiões do Brasil, em diversos tipos de regimes pluviométricos e diferentes tamanhos de bacias hidrográficas.

O evento contou com a presença do chefe do DEHID, Frederico Cláudio Peixinho, que mencionou a importância dos Sistemas de Alerta e do monitoramento para a prestação de serviço à população. “O Sistema de alerta tem tido ampla divulgação em telejornais de alcance nacional e na imprensa regional, o que tem contribuído para valorizar esse trabalho e a imagem da CPRM diante da sociedade”, afirmou Peixinho.

Segundo o Coordenador Nacional dos Sistemas de Alerta, Artur Matos, a reunião é fundamental para a integração da equipe e para a troca de experiências, o que acaba trazendo um ganho para operação de todos os sistemas.

I Encontro Nacional de Desastres Como parte do encontro o grupo participou do I Encontro Nacional de Desastres, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Os integrantes da equipe de alerta fizeram a apresentação de trabalhos em formato de pôster e oral.

A CPRM foi representada no evento com a participação da pesquisadora em Geociências Andrea Germano, na mesa redonda “Mapeamento, monitoramento e alerta de desastres”, e com a palestra do pesquisador em Geociências Jorge Pimentel “Mapeamento de áreas de risco no Brasil”.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400