quarta-feira, julho 25

Missão à litoteca na Austrália traz informações para conclusão de projeto de P&D

Apresentação do SGB/CPRM à equipe do Serviço Geológico do Sul da Austrália
Os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Luciana Felício e Jonathan Rojas visitaram na semana de 25 a 29 de junho a South Australia Drill Core Reference Library (DCRL), do Serviço Geológico do Sul da Austrália, em Adelaide.

A DCRL, construída dentro do centro tecnológico de Tonsley Park, é uma nova litoteca que reúne o equivalente a 7,5 milhões de metros de testemunhos de sondagem referentes a perfurações realizadas desde 1886. Possui ainda um extenso banco de dados, informações geocientíficas, salas de exposição e 3D, instalações educacionais e também a coleção de fósseis do estado do sul da Austrália.



A visita foi realizada em conjunto com dois representantes da ANP e faz parte do trabalho de parceria entre as duas instituições e a Petrobras. As informações coletadas foram utilizadas no fechamento do Projeto Conceitual da Rede de Litotecas SGB/CPRM-ANP, concluindo a fase de visitas a litotecas.

Adicionalmente, os pesquisadores participaram da Copper to The World Conference – 2018 e visitaram o Museu do Sul da Austrália e importantes sítios geológicos no entorno de Adelaide.

Por solicitação do diretor do South Australia Geological Survey (SAGS), Dr. Steve Hill, também foi realizada apresentação sobre o SGB/CPRM para uma equipe de 12 pesquisadores da instituição. Houve muitos questionamentos sobre programas de pesquisa, funcionamento do CEDES e atividades relacionadas à visita, além de demonstração de interesse em estreitar contatos com o SGB/CPRM.

Seguindo as normas do SGB/CPRM e do serviço público sobre viagens ao exterior (leia aqui a instrução sobre viagens), e a orientação da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), os pesquisadores colocam à disposição dos demais colaboradores da empresa e da sociedade um resumo sobre os principais resultados da missão à Austrália, que constam também do Relatório de Viagem ao Exterior (RVE):

- A visita teve como objetivo o reconhecimento e a captação de informações sobre infraestrutura e funcionamento dessa estrutura, com foco nas análises mineralógicas dos testemunhos no HyLogger, armazenamento e sala de exposição.

- A DCLR é considerada por outras jurisdições nacionais e internacionais como referência para serviços e informações de qualidade, que demonstram excelência no design arquitetônico australiano, inovação técnica, gerenciamento de projetos especializados e os mais altos níveis de engenharia e construção.

Localização das áreas de armazenamento, logística, cortes, HyLogger e empilhadeira


- Um dos objetivos de sua criação foi refinar, resgatar e facilitar os meios de acesso a testemunhos de sondagem de perfurações do sul da Austrália, uma das atividades mais caras da exploração mineral.


- A infraestrutura consiste em um prédio com cerca de 6.800 m2 de área construída, subdividido em área de armazenamento de 3.400 m2 e pé direito de 12m para 12.000 paletes (aproximadamente 350.000 caixas), área de logística para recebimento e expedição, exposição, análise não destrutiva de testemunhos por digitalização via HyLogger, administração e salas de apoio.



- Os diferentes tipos de caixas estão empilhados nos paletes e armazenados em estantes metálicas separadas por corredores de largura de cerca de 1,5m, suficiente para passagem de empilhadeira elétrica para mobilização do acervo. A equipe técnica local consiste em 1 gerente, 1 técnico operador do Hylogger e dois técnicos administrativos. Os custos de manutenção são todos subsidiados pelo governo, não sendo cobrado nenhuma taxa para acessar, expor ou amostrar o acervo por parte dos clientes. 




Scanner de Testemunhos HyLogger

- O ponto alto da visitação foi o conhecimento sobre o scanner de testemunhos e rochas HyLogger 3-3 + TSG-Core, que compreende uma mesa de análise de amostras, mecanizada, conectadas a um computador, composta por espectrômetros óticos que operam nas bandas VNIR e SWIR de 450 nm a 2500 nm a uma resolução espectral de ~4 nm, câmeras RGB de resolução de 60 mícrons e sensores de perfil 3D. Sua operação consiste em calibrar a sequência de leitura das caixas de testemunhos, informando o sentido correto de topo e base do intervalo e a partir disto todo procedimento é feito de forma automatizada, lançando a cada metro de leitura, os dados no banco de dados no computador.

- O HyLogger facilita a rápida coleta de dados espectrais de alta qualidade e de imagens contínuas, coloridas, de alta resolução das amostras de perfuração e particulados. Ele pode ser programado para analisar rochas em uma variedade de padrões especiais de amostragem. Os grandes volumes de dados coletados pelos sistemas HyLogging constituem uma rica fonte de informações para uso em aplicações de exploração mineral, mineração, laboratórios e pesquisa científica. Estes conjuntos de informações podem ser aplicados a várias disciplinas em diferentes setores, incluindo agricultura, monitoramento ambiental, solo e aplicações médicas. Permite ainda, a identificação de uma extensiva lista de minerais, aumentando a compreensão da presença de minérios valiosos, incluindo ouro, diamantes e petróleo.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400