quarta-feira, julho 25

MCTer participa de evento do Museu de Minerais da Argentina


Nathalia se reuniu com representantes do SEGAMAR

No âmbito do acordo de colaboração para o desenvolvimento de ferramentas de divulgação sobre as Geociências, a gestora do Museu de Ciências da Terra, Nathalia Winkelmann Roitberg, participou de evento itinerante do Museu de Minerais (Mumin), do Serviço Geológico e de Mineração da Argentina (Segemar), na Feira do Livro de La Rioja, em 9 de julho.

O objetivo da visita foi oficializar o processo de colaboração institucional entre os Museus dos Serviços Geológicos do Brasil e da Argentina e compreender o funcionamento e o alcance didático das ferramentas tecnológicas do Museu argentino.

Nathalia acredita  na possibilidade de replicar no Brasil o potencial educativo gerado pelas plataformas interativas, podendo ampliar o conhecimento com o público sobre a Geologia e seus fenômenos, de forma didática e divertida. Entre as principais atrações está o "Creador de mundos", uma sand box, que o Museu da CPRM pretendem reproduzir.



A representante da CPRM acompanhou ainda uma visita escolar de jovens ao Museu localizado dentro da sede do SEGEMAR e realizou uma reunião com toda a equipe, buscando identificar potencialidades, dificuldades e soluções trazidas pelo desenvolvimento do Museu argentino em comparação com o brasileiro.

No dia 10/07, em reunião na sede do SEGEMAR, o presidente do Serviço Geológico da Argentina, Julio Ríos Gómez,  incentivou a formalização da parceria e tomou conhecimento sobre o acordo que promoverá a revitalização do Museu de Ciências da Terra (ANP, PETROBRÁS, CPRM). Acompanhada por Pablo Boyanovsky, diretor de Comunicação do SEGEMAR, e Vanessa Zuin, responsável pelo Museu de Minerais, Nathalia informou que o modelo itinerante de museu poderá ser adotado quando o MCTer entrar em obras.

Entre as diversas trocas, foi apresentada a intenção de poder avançar com colaboração mútua para o desenvolvimento de ferramentas que permitam aumentar a difusão das diferentes disciplinas de geologia e mineração, inclusive com a criação de uma rede mundial dos museus dos serviços geológicos, motivada pelo sucesso da integração sul-americana

Museu itinerante durante Feira do Livro de La Rioja,


 O modelo poderá ser  adotado  pelo MCTer

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400