quarta-feira, julho 18

CPRM realiza treinamento inédito na área de geoquímica

Técnicos em Geociências fizeram o curso no Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares (CIEM)


Para uniformizar o procedimento de coleta de amostras, a Divisão de Geoquímica (DIGEOQ) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realizou o treinamento "Técnicas de Amostragem Geoquímica em Exploração Mineral" entre os dias 02 a 13 de junho, no Centro Integrado de Estudos Multidiciplinares (CIEM) em Apiaí-SP. Participaram do treinamento vinte e nove técnicos em geologia e/ou mineração de nove unidades da CPRM. 

O curso teve como objetivo principal a uniformização dos procedimentos de coleta de amostras geoquímicas (concentrado de bateia, sedimento de corrente, solo e água) nos diversos ambientes geoquímicos existentes no território brasileiro afirma o chefe da Divisão de Geoquímica, geólogo Cassiano Castro. 

Durante o curso os técnicos puderam aperfeiçoar o conhecimento nos processos geológicos de dispersão geoquímica e conhecer melhor os produtos finais gerados após o tratamento dos dados das amostras coletadas. "É fundamental que os nossos técnicos saibam da importância das amostras coletadas por eles para aumentarmos a qualidade dos nossos produtos", ressalta Cassiano.

O treinamento foi recebido com entusiasmo pelos participantes. O técnico Djalma Hartery, lotado em Belém, destacou a importância da uniformização dos procedimentos de amostragem geoquímica. “Nossa empresa completa 50 anos e temos profissionais espalhados por todo o país. É fundamental que trabalhemos da mesma forma em todo território nacional. Além disso nós tivemos a oportunidade de conhecer nossos colegas de trabalho e compartilhar experiências, ressalta Djalma. 

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do curso



Procedimento de concentração de minerais pesados utilizando-se jogo de peneiras.



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400