sexta-feira, julho 13

Saiba tudo sobre a 6º Semana do Meio Ambiente promovida pela CPRM



Palestra de Homero Reis
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Comissão de Sustentabilidade da CPRM promoveu a 6º Semana do Meio Ambiente com o tema “Lixo nos Mares: Ajude a reciclar essa ideia”. Ao longo de todo o mês de junho, foram realizadas diversas atividades em todas as unidades regionais. Buscando conscientizar os empregados sobre os perigos da poluição marinha, bem como, a importância da preservação ambiental, a programação do evento incluiu palestras, exibições de filmes e apresentações culturais.

Belém- A Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE) organizou, no dia 28/06, uma palestra sobre as consequências da presença de lixo nos mares com o pesquisador em geociências, Homero Reis de Melo Júnior. Houve também a realização da 3º Edição do Mingau na Caneca, evento que distribuiu mingau em canecas sustentáveis aos empregados da unidade.

Rio de Janeiro – O Escritório do Rio de Janeiro, no dia 19/06, recebeu a apresentação do Geotales, grupo performático da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que declamou poesias de Cora Coralina e Maria Rezende, dentre outros artistas. Os empregados também tiveram a oportunidade de assistir a reportagem Ameaça Global: Lixo nos Mares, do programa Matéria de Capa, da TV Cultura, que trata sobre o excesso de plástico nos oceanos e seus impactos na vida marinha.

Porto Velho – Já a Comissão de Sustentabilidade da Residência de Porto Velho promoveu uma palestra com o tema “A poluição plástica e seus efeitos no ambiente aquático”, ministrada por Vivian Azevedo Ribeiro, engenheira ambiental e mestranda da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O evento teve como objetivo discutir sobre a importância da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no cotidiano e ambiente de trabalho. Além disso, houve uma maior divulgação da horta colaborativa, criada pelos membros da Sustentabilidade para incentivar a alimentação orgânica e hábitos saudáveis dos empregados.

São Paulo – No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi exibida a reportagem “Ameaça Global: Lixo nos Mares”, do programa Matéria de Capa, da TV Cultura, no auditório da SUREG-SP. Após a exibição do vídeo foram feitos comentários a respeito de como podemos diminuir o uso de plástico no trabalho e em casa, além da divulgação de uma mostra de cinema ambiental que está acontecendo em São Paulo. 

A SUREG-SP também apoiou a campanha para arrecadação de lacres de latas de bebidas para a confecção de cadeiras de rodas, que realizou  um evento para a entrega desses equipamentos.
 
Belo Horizonte – Na SUREG-BH, a atividade da Semana do Meio Ambiente foi uma palestra de Katiane Brito do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), no dia 28/06. Brito falou sobre as áreas de atuação do IGAM e os resultados obtidos ao longo de mais de 10 anos de monitoramento da qualidade das águas dos rios no estado de Minas Gerais.  

Manaus- Na Litoteca da SUREG-MA, ao longo de todo o dia 28/06, ocorreram atividades referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente como, por exemplo, palestras e exibição de filmes. Alessandro Sampaio, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, apresentou sobre “Resíduos urbanos e sua relação com as queimadas urbanas”, destacando as atividades de fiscalização realizadas pelo órgão, as ações desenvolvidas em parceria com outras instituições e medidas de prevenção sobre a temática e suas consequências.

Apresentação do grupo Geotales
Palestra de Vivian Azevedo Ribeiro


Exibição da reportagem "Ameaça Global: Lixo nos Mares"


Katiane Brito proferindo sua palestra
Palestra de Alessandro Sampaio, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade


Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br