quinta-feira, julho 19

CPRM participa no Canadá de encontro do Comitê Executivo do OneGeology



 
Membros do Comitê Executivo do OneGelogy, constituído pelo Chair do Board e representatividade dos 07 (sete) continentes: África, América do Sul & Central, Ásia, Canadá & N América, Europa, Eurásia  e Oceania, além de representantes dos grupos  operacional e técnico, e convidados especiais, totalizando a participação  de 18 países  

O Canadá é conhecido mundialmente como o centro de excelência em mineração e tecnologia mineral, se tornando sede de relevantes eventos técnicos científicos das geociências. Nesse contexto Vancouver, British Columbia, Canada, foi selecionada para sediar o 150 Encontro do Comitê Executivo do OneGeology e 2 workshops para discutir e implementar novas tecnologias:  Grupo de Trabalho de Terminologias Geocientíficas (GTTG) e Grupo de Trabalho de Implementação (GTI).

O encontro ocorreu em Vancouver, no início de julho, nas dependências do Geological Survey of Canada (GSC) - segundo serviço geológico mais antigo do mundo,  fundado em 1842. Paralelamente a Conferência Resources for Future Generations-2018, aconteceu uma Sessão Especial em celebração aos 10  anos do OneGeology.  

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM )  participou do evento com uma missão multidisciplinar constituída por Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais e membro do Comitê Executivo do OneGeology ,  representante da América do Sul,  Central e Caribe; Patrícia Jacques Duringer, coordenadora executiva  da Superintendência de Planejamento; e Hiran Dias Silva, chefe da Divisão de Geoprocessamento.   

O OneGeology é uma  inciativa coordenada pelo British Geological Survey (BGS), que conta com o suporte de 138 organizações de serviços geológicos (OSG’s)  em todo o mundo, além de instituições internacionais, tais como  CGMW,  IUGS,  UNESCO, e de diversas outras organizações correlatas. O OneGeology tem como objetivo prover condições de interoperacionalidade e acessibilidade aos dados dos mapas de diferentes naturezas - geológico, tectônico, hidrogeológico, riscos naturais, entre outros -, em escala continental, produzidos pelos diversos países, em ambiente web ( Internet), visando disponibilizar informações à sociedade. Para tanto, existe o  Portal OneGeology (http://portal.onegeology.org/OnegeologyGlobal/), hospedado e operado pelo Bureau de Recherches Geologiques et Minieres (BRGM),  Serviço Geológico Francês, em Orleans, França. 

O Brasil, por meio da CPRM, tem participado da iniciativa OneGelogy desde seu lançamento em 2008 no 350 IGC em Oslo, Noruega.   O país é o quarto  provedor de dados no OneGelogy, e primeiro na América do Sul a disponibilizar o seu Mapa Geológico, escala 1:1M, em GIS.  Em 2012 a CPRM aderiu ao Consorcio OneGeology, conferindo  posição ao Brasil de Membro Principal. Em 2014 a CPRM processou a harmonização de dados do Mapa Geológico do Brasil, escala 1:2,5M em GIS, na linguagem GeoSciML 4.0, e a seguir disponibilizou  também o Mapa Hidrológico do Brasil no portal OneGeology. Em 2016 recebeu a acreditação 5 Estrelas no OneGeology – 10 país credenciado nessa categoria.

Para Maria Glícia,  representante da América do Sul, Central e Caribe  no Comitê Executivo do OneGeology, “o evento em Vancouver constituiu-se  uma excelente oportunidade para expor para o Board  OneGeology  a atuação exitosa e as ações em curso da CPRM, além de propiciar  a discussão sobre soluções e apresentar propostas, tanto no contexto dos países sul-americanos  como também no âmbito continental”.

A CPRM tem colaborado com as OSG’s que apresentam dificuldades no processamento da harmonização dos dados  dos  mapas  geológico dos seus países para o  padrão adotado pelo OneGeology em linguagem GeoSciM, como por exemplo Venezuela (INGEOMIN)  e Uruguai (DINAMINGE). Esses mapas estão  em fase final de conclusão, e dependem da autorização desses países para a disponibilização  no portal OneGeology.  E, no contexto continental, as ações têm  se concentrado  no  processamento do Mapa Tectônico  da América do Sul, conclusão prevista  para os  próximos meses.

Discutiu-se também, em médio prazo, o processamento do Mapa Geológico da América do Sul, 1:1M, com expectativa para publicação sob a égides da ASGMI,  para o primeiro semestre de 2019.  E, ao se fazer referência sobre o Mapa Hidrogeológico da Cuenca del Prata, concluído em 2017 para o Comitê Coordenador da Cuenca del Prata (CIC-Prata), que juntamente com o Mapa Hidrogeológico do Brasil, este  já disponível no portal do OneGeology,  perfazendo  53% do Mapa Hidrogeológico da América  do Sul, foi aprovado que o OneGeology solicitará  autorização ao CIC-Prata para a CPRM  harmonizar esses dados visando sua acessibilidade no portal OneGeology. 

Outra importante conquista  foi também  a aprovação pelo Board OneGeology da proposta apresentada por Maria Glicia para que, em função da liderança da CPRM no processo de harmonização de mapas de diferentes naturezas  (geológico, hidrogeológico, tectônico), fosse concedido assento a geóloga Patrícia Jacques  Duringer na Commission for the Management and Application of Geoscience Information (CGI), comissão internacional que  tem como objetivo estabelecer a correlação entre o vocabulário de termos geológicos, de diferentes natureza,  para a  linguagem TI.

“Este fato é significativo, não só do ponto de vista da CPRM exercer a sua liderança junto à comunidade científica  internacional, como também em muito contribuirá para que não haja ‘redução’ no nível do conhecimento durante o processamento de harmonização dos dados para linguagem GeoSciML. É importante que o vocabulário da CGI possa contemplar todas essas disciplinas plenamente e de forma abrangente, assegurando  que o nível do conhecimento disponível seja  acessado no portal OneGeology, sem sofrer simplificações”, explica  Maria Glícia.
 
A geóloga Patricia Jacques destaca  que  o  Brasil é o país provedor  do maior acervo de  dados, de natureza geológica diversificada, da geologia à hidrologia, com acessibilidade e interoperacionalidade no portal OneGeology. “No RoadMap-2018 do OneGeology, nos seis primeiros meses, o  Brasil está em sétima posição com 596 consultas, na frente da Austrália (9 lugar com 415) , Canadá (12 posição com 357). No primeiro lugar está  os Estados Unidos da América  com 1.704)”.

Hiran Dias conta ainda que tendo em vista que o portal do OneGeology usa tecnologia OpenLayers e Java, criou-se uma excelente oportunidade para  se debater a utilização da tecnologia Java para sistema geocientíficos,  além de se constatar que essa tecnologia  é amplamente utilizada por diversos país, como a França, Inglaterra, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos e Japão. “Frameworks como Primefaces, Angular e JHipster são bastante populares e a utilização do banco de dados Postgree/PostGIS é unânime”, avalia  Dias.

Segundo Dias no âmbito da tecnologia da informação, é importante a CPRM participar ativamente de fóruns de debate técnico do OneGeology. “A CPRM vem adotando uma postura de equilíbrio, similarmente a da França, ponderando o uso de tecnologia, ora usando soluções pagas, ora usando soluções gratuitas. Esse equilíbrio permite que a CPRM  faça uso do melhor desses ‘dois mundos’ para execução dos seus projetos. Uma postura como a da Inglaterra de apenas usar software livre implica em tempo elevado para a execução de um projeto” pondera.

Quanto ao Projeto OneGeolo 3D, o representante da Monash University, Austrália, apresentou o planejamento da confecção do software 3D envolvendo principalmente a Austrália, Inglaterra e França. O software será desenvolvido usando a linguagem C++ e contará com a participação de profissionais com doutorado e pós.doc. Como a CPRM não dispõem de profissionais com domínio da linguagem C++, a participação dos seus técnicos tende a se limitar ao pacote de testes (Pacote 5: Aplicação, teste beta e treinamento), ou seja, quando  for iniciada a construção, a CPRM será requisitada para homologar os artefatos construídos. 

Reunião dos Membros do Comitê Executivo do OneGelogy

      

Participantes dos Grupos de Trabalho , representantes de  10 (dez) países: Áustria,rasil, Canadá, China, Estados  Unidos, França, Inglaterra, Itália, Namíbia e Nova Zelândia



Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br