quinta-feira, julho 19

Pesquisadores se reúnem em Goiânia para discutir estudos relacionados a depósitos de Níquel laterítico



Pesquisadores da CPRM, CETEM e BGR em visita a depósitos de Ni lateríticos. Da esquerda para a direita, Reiner Neumann, José Stropper, Tiago Buch, Herwig Marbler e Ellen Giese
 
Entre os dias 25 a 27 de junho, pesquisadores da CPRM, CETEM e BGR (Instituto Federal de Geociências e Recursos Minerais da Alemanha) estiveram reunidos para discutir propostas de trabalhos relacionadas a depósitos de níquel laterítico.

A iniciativa é liderada por Tiago Buch, geólogo da CPRM e contou ainda com a participação dos geólogos José Stropper (CPRM), Reiner Neumann (CETEM), Herwig Marbler (BGR) e a Especialista em Biotecnologia e Metalurgia Extrativa, Ellen Giese (CETEM).

Durante o período, os pesquisadores visitaram depósitos niquelíferos do estado de Goiás. As visitas nesses locais contaram com a expertise do geólogo José Stropper, que pôde aprofundar as discussões relacionadas a metalogênese de Ni em ambiente supergênico. Com esta atividade, o grupo de pesquisadores anseia elaborar projetos interdisciplinares e interinstitucionais relacionados a depósitos metálicos formados em ambientes supergênicos.

De acordo com Tiago Buch, a busca por desenvolvimento de projetos através de parcerias permite resultados de maior alcance. “Cada instituição tem uma expertise diferente. Ao trabalhar em conciliação com outros pesquisadores, temos muito mais possibilidades e nossos resultados geram desdobramentos muito positivos no longo prazo” diz o geólogo.

O foco do grupo está em atender as expectativas da indústria tecnológica e que por estar em forte expansão, ainda não tem todos os insumos necessários para se estabelecer. Novas atividades estão previstas para outubro e novembro deste ano, em local ainda a ser confirmado.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br