terça-feira, junho 26

Sureg-RE recebe visita do chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM

Chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID), Frederico Peixinho

A Superintendência Regional do Recife do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu, entre os dias 13 e 15 de junho, o chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID), Frederico Peixinho, e a coordenadora executiva Alice Castilho. A visita teve o objetivo de divulgar projetos em andamento, além de expor as perspectivas para o ano de 2019, como a realização de reuniões sobre projetos e propostas em desenvolvimento pela DIHEXP, e também sobre projetos da GEHITE-RE relacionados ao DEHID.

Entre os projetos em desenvolvimento pela Divisão de Hidrogeologia e Exploração (DIHEXP), foram discutidos: RHUrucuia, PROREV, São Luis e Manaus, estes dois últimos em parceria com a ANA. Já as propostas em elaboração são o Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos nas bacias dos rios Carinhanha e Verde Grande, em parceria com a ANA, e o Mapa Hidrogeológico do Estado de Minas Gerais, em parceria com a SRH/MMA.

Em sua apresentação, Peixinho mostrou que os projetos do DEHID estão divididos em três grupos: monitoramento de recursos hídricos, sistemas de Alertas de Eventos Críticos e Sistemas de Informações e pesquisa e estudos.

No quesito Monitoramento de Recursos Hídricos, está previsto para 2019 a modernização de toda Rede Hidrológica Nacional (RHN), com a implantação gradual de novas estações da Rede Hidrológica Nacional de Referência (RHNR). Quanto a RIMAS está prevista a instalação de novos poços e a incorporação de outros através de cessão. Já o SIAGAS também irá receber o cadastramento de novos poços.

O projeto de Sistemas de Alerta deverá receber a implantação de mais 2 novos sistemas, provavelmente nas bacias dos rios Pomba, em Minas Gerais, e Mearim, no Maranhão. 

No quesito de Pesquisa e Estudos de Hidrologia destacam-se a continuidade dos projetos em curso como: Atlas Pluviométrico; Regionalização de Vazões; Bacias Representativas e Experimentais, e Hidrologia de Solos. 

Quanto a Hidrogeologia, Estudos Integrados na Região do Urucuia, foi destacada a importância das parcerias tanto nacionais, quanto internacionais no desenvolvimento de alguns projetos como: Dinâmica Fluvial (Em parceria com IRD e Universidades Brasileiras); Cartografia Hidrogeológica (Mapa Hidrogeológico da América do Sul, com interveniência da OEA, Mapa Hidrogeológico de MG com SRH/MMA); Hidrologia Isotópica (parceira com AIEA), Monitoramento Integrado dos Recursos Hídricos do DF (parceria com ADASA); Estudos Hidrogeológicos Integrados (São Luis, Manaus, Carinhanha e Verde Grande, parceria com ANA).


Equipe da Superintendência de Recife



Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br