terça-feira, junho 26

Comitê de Gênero se reúne com MME e entidades vinculadas

Coordenadores dos comitês do MME e entidades vinculadas participaram do encontro

Nos dias 18, 19 e 20 de junho, foi realizada a 35° Assembleia Geral Ordinária do Comitê Permanente de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas - COGEMMEV. O encontro aconteceu na Eletronorte e contou com a participação das coordenadoras do Comitê da CPRM Emília Hamman e Gabriella di Felício.


A assembleia é resultado da Portaria 061/2018 assinada pelo ex-ministro Fernando Coelho Filho. O objetivo do encontro é a criação do plano estratégico do COGEMMEV, com a elaboração dos conceitos, objetivos e plano de ação para a promoção da igualdade de gênero, raça e diversidade, alinhada aos compromissos nacionais e internacionais assumidos a serem aplicados âmbito do MME e entidades vinculadas.

Márcia Alves de Figueiredo, coordenadora geral do COGEMMEV, comenta que, a partir do encontro, será produzido um documento a ser encaminhado ao ministro de Minas e Energia. Esse será o manual que balizará as ações para os próximos dois anos.

“Havia um trabalho intenso de todas as empresas vinculadas, mas não tinha uma formalização onde o MME pudesse se apropriar desse processo. Além disso, estamos atendendo um decreto presidencial da Secretaria de Políticas Para Mulheres, onde ele instrui que todos os ministérios deverão ter um comitê de gênero e raça”, destaca a coordenadora.

Emília Haman, representante do Comitê da CPRM, diz que é a primeira vez que a assembleia acontece de forma tão dinâmica. “Todos estão colaborando com suas ideias em prol da formação do plano estratégico e essa integração é essencial para que os comitês possam propagar as ideias aqui debatidas”, declara Emília.

Como resultado da assembleia, o COGEMMEV irá definir um regimento interno, com as definições e normas a serem adotadas por todos os comitês empresariais que o compõe, com a finalidade de ajustar e alinhar os trabalhos, comenta Gleide Brito, há 14 anos participando do comitê geral.

Para a coordenadora do Comitê na CPRM, Gabriella di Felício, a reunião da COGEMMEV é um passo para que as reivindicações por mais equidade sejam atendidas. “O que se propõe é um plano estratégico de dois anos a ser adotado pelos membros dos comitês. A idéia é que nossas ações alcancem o maior número de empregados para continuarmos impactando as culturas organizacionais da empresa. Queremos passar o conhecimento adquirido nessa reunião para os nossos representantes regionais e assim possibilitar mais ações dentro da CPRM”, declara Gabriella.

O COGEMMEV completará 15 anos em 2019, quando os Comitês se reunirão para as comemorações da data e apresentação do ato a ser assinado pelo Ministro.


As coordenadoras do Comitê da CPRM, Emília Hamman e Gabriella di Felício

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400