segunda-feira, junho 11

Serviço Geológico do Brasil promove 1º Curso Internacional Básico de Percepção e Mapeamento de Risco Geológico



 
Treinamento envolveu técnicos do Brasil, Peru, Colômbia e comunidades indígenas
A Superintendência Regional de Manaus do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Prefeitura de Tabatinga promoveu entre os dias 05 e 08 de junho o Curso Internacional Básico de Percepção e Mapeamento de Risco Geológico. A atividade contou com a participação das Defesas Civis dos municípios de Tabatinga, Santo do Içá, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença. Além de órgãos internacionais ligados ao controle de desastres naturais como o Centro de Operaciones e Emergencias Regionales do Peru, Bomberos Florestais da Colômbia, Serviço Nacional de Hidrologia e Meteorologia do Peru, membros da comunidade indígena Ticuna, do Exército Brasileiro entre outras entidades que se fizeram presentes.




Os geólogos e instrutores Antônio Gilmar e Elton Andretta abordaram temas como geologia básica, classificação de riscos, inundações, enchentes, deslizamentos, gerenciamentos de áreas de risco, setorização e aula de campo. Conforme destaca Elton, o treinamento está previsto na lei 12.608 de 2012 em que a CPRM efetua capacitação de pessoas para realização de mapeamento. Para ele, é uma satisfação repassar conhecimento, ajudando a todos que vivem em áreas de risco, através do treinamento dos técnicos da Defesa Civil e outros órgãos nacionais e internacionais, ensinando a identificar, mapear e gerenciar essas áreas. "É gratificante ministrar o primeiro curso internacional sobre risco geológico da CPRM. Agradeço a todos os envolvidos", comemorou.

Na oportunidade, o Superintendente Regional de Manaus, José Maia, apresentou os projetos realizados pela CPRM e enfatizou a importância dos serviços prestados para a sociedade. "Esta atividade é de extrema importância para sensibilizar e capacitar os órgãos da tríplice fronteira no trabalho de prevenção dos desastres. A troca de informações e o gerenciamento de riscos mitiga os efeitos dos eventos extremos sobre a comunidade", destacou Maia. 

Técnicos da Defesa Civil de cinco municípios do Amazonas participaram do curso

Curso foi ministrado em parceria com a Prefeitura de Tabatinga

Superintendente Regional de Manaus, José Maia



Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br