sexta-feira, junho 8

Pesquisador da CPRM participa de treinamento na IAEA em Viena


Entre os dias 2 e 11 de maio, o pesquisador em geociências Guilherme Nogueira dos Santos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do treinamento em “Processamento e Interpretação de Dados Isotópicos Aplicados a Estudos Hidrológicos” na sede da International Atomic Energy Agency (IAEA) em Viena, Áustria.

Entrega do certificado ao geólogo da CPRM





Participantes do treinamento na AIEA  



A candidatura do colaborador da CPRM foi ratificada pela Agência Nacional de Águas (ANA), ponto focal do projeto RLA 7/024 “Integração de hidrologia isotópica nos Planos Nacionais de Manejo de Agua” com a IAEA. O treinamento foi totalmente custeado pela IAEA com intuito de capacitar pesquisadores de diversos países que atuam na área de isotopia. Além da participação brasileira, estavam presentes participantes do Equador, Portugal, China, Tailândia, Antígua e Barbuda, Nigéria, Quênia, Uganda, Madagascar, Geórgia, Vietnam, Egito, Índia e Hungria. Durante o treinamento foram abordados temas como: hidroquímica básica, geoquímica isotópica, uso de traçadores, balanço hídrico, datação com gases nobres, procedimentos de amostragem e métodos analíticos.

Segundo o coordenador nacional do programa de aplicações isotópicas na hidrologia da CPRM, Roberto Kirchheim, a empresa está assumindo a tarefa de remontar a rede de monitoramento isotópico de chuvas no território nacional extinta no final da década de 80. Além da instalação das estações coletoras (GNIP´s) e das análises de amostras de chuva e água subterrânea (RIMAS), o programa prevê a capacitação de expressivo número de técnicos da CPRM para incorporar estas técnicas isotópicas em seus projetos correntes. O pesquisador Guilherme da Superintendência Regional de São Paulo apoiará na instalação das GNIP´s e no desenvolvimento dos cursos de capacitação isotópica. A aproximação com a IAEA permitirá que colegas de outras unidades recebam esta mesma oportunidade, um dos objetivos da iniciativa de transformar a CPRM em um centro colaborativo junto à IAEA.