sexta-feira, junho 8

Sureg-PA promove Brique da Sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente


A Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu na quinta-feira, 07/05, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brique Sustentabilidade.


Ana Claudia Viero e Ana Cristina Bonfim Peixoto

Com o objetivo de reduzir o consumo exacerbado, reutilizar o que ainda pode ser útil e reciclar o que precisa ser descartado, o evento de troca e venda de produtos reuniu os empregados na Sala José Rosito. A atividade teve início duas semanas atrás, quando todos foram convidados a selecionar artigos, roupas e objetos que não estavam utilizando mais, para oferecer no brique/brechó. As fotos dos produtos foram enviadas, organizadas por tipo e compuseram um catálogo que foi enviado por e-mail a todos. Quem não teve tempo de selecionar com antecedência, pôde levar os artigos e expor na hora do brique.

Antes da visita à exposição dos produtos e abertura dos negócios, aconteceu a exibição da vídeo-reportagem Matéria de Capa, Ameaça Global, com duração de 27 min, apresentando a problemática dos lixos nos mares, corroborando com a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que formalizou o seu apoio à Campanha Mares Limpos da ONU.

Conforme a integrante da comissão, Ana Cristina Bomfim Peixoto, a ideia é incentivar os três Rs (erres) do consumo consciente e promover ações que estimulem a consciência de que novas atitudes são necessárias. Ela lembrou a frase da estilista Vivienne Westwood, "Compre menos, escolha bem, e faça durar". “O brique foi um sucesso, não imaginávamos tamanha adesão. Havia itens diversos e as trocas, compras e vendas estimularam, além do consumo consciente, a integração entre os colegas. Muitos já estão esperando pela próxima edição, quem sabe no verão, porque o friozinho atrapalhou um pouco”, relatou.


Simone Zwirtes



Maristela Weschenfelder e Ana Claudia Viero



Dulce Kundzin e Ilse Silva



Exibição do video-reportagem Matéria de Capa