sexta-feira, junho 15

Serviço Geológico do Brasil lança produtos que ampliam potencial mineral do sudeste e centro-oeste do país



Informe de Recursos Minerais do Distrito Paracatu-Unaí

Desde a década de 70, a região noroeste do Estado de Minas Gerais e sudeste de Goiás não recebe um novo mapa integrado que atualiza cartografia e recursos minerais à disposição para consulta pública. Este é o principal resultado do projeto de mapeamento geológico Vazante-Paracatu, que engloba uma área de cerca de 36 mil km², finalizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que disponibiliza 12 mapas geológicos na escala 1:100.00, com nota explicativa. Além disso, estão sendo lançados produtos da Província Mineral Vazante-Paracatu, onde foram desenvolvidos estudos específicos caracterizando e catalogando lugares com interesse mineral econômico, sendo apresentados mapas metalogenéticos da área Paracatu – Unaí (escala 1:150.000) e outro integrado com a região de Vazante (escala 1:250.000), além de um informe de recursos minerais.  



Conforme explica o geólogo da CPRM, Júlio Murilo Martino Pinho, os dois projetos foram desenvolvidos em uma região que, embora rica em bens minerais com explotação de água mineral, rocha fosfática, minérios de zinco, cádmio, chumbo, ouro, prata, diamante, minerais industriais e insumos agrícolas, carecia de integração pública de informações geológicas, geofísicas, geoquímicas e metalogenéticas.

Para atender a esta necessidade, os trabalhos apresentam dados que foram integrados de forma multitemática, a partir de trabalho sistemático de campo, gerando mapas com suas respectivas colunas litoestratigráficas. “O objetivo do mapeamento é compreender o posicionamento geológico das mineralizações e fomentar novas pesquisas e descobertas minerais. Este trabalho gerou novos dados integrados aos existentes, tornando-os organizados e disponíveis para consulta pública”, destacou Júlio Pinho.

Como exemplo, Júlio cita a reinterpretação geológica do fosfato na região. “O trabalho coloca no mesmo contexto geológico a ocorrência de fosfato no noroeste de Minas Gerais e as ocorrências em Goiás e Tocantins, ampliando o potencial de fosfato sedimentar, insumo importante para a agricultura, na região centro-oeste e sudeste do país.

A atualização do conhecimento sobre depósitos, ocorrências e indícios de zinco, chumbo e cobre presentes na Província Mineral Vazante-Paracatu, uma das mais importantes províncias plumbo-zincífera do Brasil, também será disponibilizada pela CPRM e será apresentada pelo geólogo Paulo Henrique Amorim Dias. A Província Mineral Vazante-Paracatu está localizada no noroeste do Estado de Minas Gerais e representa uma faixa de direção N-S com aproximadamente 250km de extensão. Contém três distritos minerais citados a seguir: Distrito Zincífero de Vazante, Distrito Mineral Paracatu-Unaí (Zn-Pb- Cu) e o Distrito Aurífero de Morro do Ouro. “O projeto Vazante-Unaí visa contribuir para o entendimento geológico e metalogenético, revelando outras áreas potenciais”, destacou.

 Programação: lançamento da nota explicativa e mapas das folhas Cabeceira Grande, Unaí, Ribeirão Arrojado, Serra de Aldeia, Serra da Tiririca, Paracatu, Guarda-Mor, Arrenegado, Coromandel, Lagamar, Monte Carmelo, Patos de Minas, e lançamento do Informe de Recursos Minerais do Projeto Vazante-Paracatu, Distrito Mineral de Paracatu - Unaí (Zn, Pb, Cu).

Data: dia 19/06

Local: Espaço Multimídia Superintendência Regional de Belo Horizonte, Av. Brasil, 1731 - Funcionários

14h Abertura

14h20 Mapeamento geológico na região de Vazante - Paracatu -Unaí - Júlio Murilo Martino Pinho

15h Distrito Mineral de Paracatu Unaí - Paulo Henrique Amorim Dias

15h40 Encerramento/coffee break

Acesse as nota explicativa e mapas das folhas Cabeceira Grande, Unaí, Ribeirão Arrojado, Serra de Aldeia, Serra da Tiririca, Paracatu, Guarda-Mor, Arrenegado, Coromandel, Lagamar, Monte Carmelo, Patos de Minas aqui.

Acesse o Informe de Recursos Minerais do Projeto Vazante-Paracatu, Distrito Mineral de Paracatu - Unaí (Zn, Pb, Cu) aqui.

Nota explicativa do Projeto Vazante-Paracatu
Geólogos da CPRM em trabalho de campo em mina em Vazante



Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br