segunda-feira, junho 25

Geólogos participam de treinamento sobre cartografia geológica no CIEG em Morro do Chapéu-BA



Participantes da 10ª edição do Curso de Princípios Básicos em Cartografia Geológica no afloramento da Fazenda Capitão (Macambira-SE)

Foi concluída nesta sexta-feira, dia 22/06, a 10ª edição do Curso de Princípios Básicos em Cartografia Geológica promovida pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Centro Integrado de Estudos Geológicos Morro do Chapéu (CIEG), em Morro do Chapéu (BA) e na Faixa Sergipana. 


No total, 15 geólogos da CPRM das unidades regionais de Belém, Porto Alegre, Porto Velho, Manaus, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, São Paulo e Teresina e três geólogos convidados da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) participaram do treinamento que teve início no dia 4 de junho.

A apresentação dos procedimentos utilizados pela CPRM em técnicas de geologia estrutural, metodologia de mapeamento geológico, interpretação geofísica, sedimentologia/estratigrafia e procedimentos de campo aplicados para o mapeamento geológico integraram o conteúdo programático do curso, que incluiu ainda uma expedição na Faixa Sergipana, complementando as observações geológicas.

No decorrer do treinamento, as aulas práticas e teóricas foram orientadas pelos geólogos da CPRM Erison Lima, Vladimir Medeiros, Roberto Gusmão e Reginaldo Alves (CBPM), os quais ressaltam a disposição e a colaboração dos participantes durante o aprendizado.

Segundo o geólogo Carlos Eduardo Santos Oliveira da Residência de Porto Velho, o curso é muito importante para relembrar conceitos básicos em geologia e a padronização dos procedimentos de campo, com reflexo na melhoria da qualidade dos produtos da CPRM.

Já o geólogo Eduardo Carrilho da CBPM, agradece a oportunidade em participar do treinamento e ressalta a troca de experiência com os colegas da CPRM. Ele ainda enfatiza que a parceria entre a CPRM e CBPM, deveria continuar para as próximas edições do curso.

Na abertura do curso os alunos receberam boas-vindas do superintendente Regional de Salvador, José Ulisses Bandeira Pinheiro, que ressaltou a importância do aprendizado adquirido durante o treinamento.

Superintendente José Ulisses fazendo abertura do Curso de Cartografia Geológica Básica para geólogos da CPRM e CBPM

Vladimir Medeiros (DIGEOB) iniciando o treinamento

Geólogo Reinaldo Alves dos Santos (CBPM) ministrando aula de Geologia Estrutural

Geólogos participantes do treinamento


Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br