sexta-feira, junho 22

CPRM participa de evento da UNESCO sobre mapeamento de baixa densidade da América Latina



 
Primeira reunião de trabalho do projeto Mapeamento Geoquímico de Baixa Densidade da América Latina
O Assessor da DGM (Diretoria de Geologia e Recursos Minerais) e geólogo da CPRM, João Henrique Larizzatti, participou, entre os dias 04 e 09 de junho, do primeiro “workshop” do projeto de mapeamento de baixa densidade da América Latina promovido pela UNESCO e IUGS (International Union of Geological Sciences) em Bogotá, na Colômbia.

A iniciativa em escala global teve início em 1988. Atualmente, os Estados Unidos, a União Europeia, a Austrália e a China já concluíram seus mapeamentos geoquímicos de baixa densidade. A partir de 2016, a UNESCO iniciou o Programa Mapping Chemical Earth, cujo objetivo é dar suporte ao uso sustentável dos recursos naturais, ocupação do solo e à qualidade de vida do ser humano, animais e plantas.

A viagem teve por objetivo promover a participação do Brasil no projeto e estreitar os laços com outras entidades latino-americanas de estudo geológico. “Conhecer os projetos de mapeamento geoquímico realizados em outros países é de fundamental importância para integrarmos o Brasil ao que se refere às metodologias de coleta, preparação e análise de amostras de água e solo. Este estudo tem aplicação na avaliação de áreas potenciais para novas jazidas minerais, em estudos ambientais e de gerenciamento do uso do solo”, explica Larizzatti.

Além de reuniões técnicas, o evento também incluiu uma atividade de campo sobre coleta de amostras de sedimentos em planície de inundação e de águas fluviais, além de visitas aos setores técnicos do Serviço Geológico Colombiano, ao Museu Geológico Nacional José Royo Y Gómez e aos laboratórios da Universidade Nacional da Colômbia.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br