quarta-feira, maio 23

Serviço Geológico do Brasil apresenta resultados de sensoriamento remoto e geofísica no Simexmin 2018



 
Raphael Correa apresenta resultados da geofísica da CPRM no SImexmin, em Ouro Preto (MG)

O geofísico Raphael Teixeira Correa, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), falou nesta segunda-feira (21/05), no Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), sobre processamento e interpretação de dados aerogeofísicos, como apoio à exploração mineral e à evolução do conhecimento geológico, abordando estudos de caso em Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIMs).

Para um público formado de profissionais da área de geologia, geofísica, geoquímica, empresários setor mineral e representantes de órgãos governamentais, presentes na sessão de destaques do Exploration’17, foram apresentados resultados de processamento, interpretação e inversão de dados nas ARIMs Seridó (Rio Grande do Norte), Vale do Ribeira (São Paulo e Paraná), Carajás (Pará) e Tapajós (Pará).

Os trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica evoluíram no entendimento dos modelos crustais, em geologia estrutural e mapeamento de novas unidades, além de gerar vetores mineralizantes para novas descobertas. Os resultados foram gerados nos últimos três anos.

Conforme explica Raphael, a escala de trabalho dos projetos e a qualidade dos resultados compõem uma etapa anterior à descoberta de novos depósitos. Assim, essas áreas potenciais serão validadas à medida que novos estudos aconteçam.

“O trabalho apresentado demonstra que a CPRM tem acompanhado a evolução científica dos últimos dez anos. Isto ficou evidente em comparação às apresentações das outras empresas”, destacou Correa.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br