quarta-feira, maio 23

Serviço Geológico do Brasil apresenta no Simexmin projetos que serão licitados para fomentar o setor de mineração

Geólogos da CPRM Márcio Remédio, Luiza Lopes e Ricardo Wosniak no Simexmin 2018

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) escolheu um dos principais eventos do setor mineração do país, o Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin 2018), para apresentar nesta terça-feira (22/05) os projetos que licitará pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

O público formado por prospectores, investidores e especialistas em diferentes ramos do setor mineral conheceu dados técnicos dos projetos e como será realizado o processo de oferta dos direitos minerários do Carvão de Candiota (RS), Cobre, Chumbo, Zinco, Prata e associados de Palmeirópolis (TO), Fosfato de Miriri (PE - PB) e Cobre de Bom Jardim (GO).

O pesquisador da CPRM Marcio José Remédio destacou que o patrimônio mineral da CPRM é composto por mais 350 processos minerários que foram distribuídos em 30 projetos. Destes, quatro foram escolhidos como prioritários para terem as suas áreas licitadas. Mas existem ainda áreas com depósitos de diamantes, nióbio, terras raras, ouro, caulim, fosfato, carvão e cobre, entre outros minerais e metais.

“O setor da mineração faz parte do programa Avançar Parcerias exclusivamente por meio da CPRM, contribuindo com o fomento do setor mineral, em um momento com boas perspectivas de mudança na legislação mineral e cenário de aumento da demanda e dos preços”, afirmou.

Remédio citou que, após a atual fase de estudos, iniciará a consulta pública, seguido do acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), edital e leilão, ainda em 2018.

O pesquisador da CPRM Ricardo Wosniak apresentou os projetos Palmeirópolis (Zn-Cu-Pb-Cd-Ag-Au), Miriri (fosfato) e Bom Jardim (cobre). A pesquisadora da CPRM Luiza Leal Araujo Lopes, o projeto Candiota (carvão).

Localização das áreas, tamanho dos depósitos minerais, método de lavra, produção, tempo de explotação, investimento e rentabilidade foram algumas das informações apresentadas e que vão compor o relatório que será disponibilizado para o leilão.

O assessor da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República Rafael Gerard Almeida Demuelenaere também participou do simpósio.


Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br