segunda-feira, maio 21

Pesquisadores internacionais são recepcionados por equipe do MCTer


O Museu de Ciências da Terra (MCTer) recebeu, nos dias 6 e 7 de maio, a visita de Jeremy N. McNeil, entomólogo da Universidade de Western Ontario no Canadá, e Zenaide Gonçalves da Silva, petróloga da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia) .


Jeremy McNeil veio ao Rio de Janeiro para tomar posse, na quarta-feira (9), como novo Membro Correspondente da Academia Brasileira de Ciências, em uma solenidade que foi realizada nas dependências do Museu do Amanhã. Essa homenagem é resultado de suas contribuições ao estudo do comportamento dos insetos, visando ao controle de pragas, em estreita colaboração com cientistas e instituições brasileiras.

Na visita dominical ao Museu, McNeil, que veio acompanhado pelo Gerente de Projetos da Academia Marcos Cortesão Scheuenstuhl e sua filha Laura, foi recebido pelo geólogo Diógenes de Almeida Campos, que apresentou as exposições. Além do acervo de artrópodes, fósseis de cem milhões de anos de nossas coleções, o que despertou maior interesse no visitante foi a percepção do grande potencial didático e de divulgação da ciência que pode ser desenvolvido pelo Museu de Ciências da Terra desde que receba apoio financeiro.

Membro da Royal Society do Canadá, McNeil tem sido muito ativo na conscientização pública da ciência, interagindo, nos últimos 20 anos, com mais de 500 crianças em idade escolar na América do Norte, Europa e Austrália. Ele também faz palestras regulares em instituições públicas, bem como em clubes de amadores de ciência e jardinagem. Jeremy foi o palestrante de 2006 de uma série de palestras organizada pelo Royal Society do Canadá, em diferentes locais desse país, e recebeu vários prêmios nacionais por suas atividades de divulgação da ciência.

Já a visita da geóloga Zenaide Gonçalves da Silva, na segunda-feira (7), marcou o retorno da organizadora da exposição de minerais e rochas, que hoje reside em Portugal. Ela foi recebida pela também geóloga Adriana Gomes de Souza e pela estagiária Talita Aquino, além de Diógenes Campos. A pesquisadora comentou que rever essa coleção teve “um sabor parecido a rever um filho distante, deixando-a com o coração tão alegre como quando encontrou seu irmão caçula, que agora faz aniversário, e toda a sua família em Salvador”.

A visita de Zenaide Gonçalves e Manuel da Silva, seu marido, também foi marcada pela doação de um acervo de rochas raras, tanto pela localidade de coleta, quanto pela gênese das mesmas. Anortositos (Angola e Canadá), piroxenitos (África do Sul) e kimberlitos (Angola e Brasil) e nódulos de olivina do arquipélago de Cabo Verde fazem parte dos exemplares doados ao MCTer.  As duas últimas amostras são provenientes do manto terrestre, ou seja, são rochas originadas abaixo da crosta, com cerca de 30 km de profundidade.

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400